Hoje é sexta-feira, 24 de setembro de 2021, Dia do Mototaxista # Três jogos hoje pela Série B: Goiás x Vila Nova; Clube do Remo x Náutico de Recife e Brusque x Vasco da Gama.
presidentesdobrasil propaganda1 mandacaru Formula Um
HOME
Entrevista
 Ogmo/itaqui
Syngamar
Telex/Aniversários
 Agencias Marítimas
Soamar MA
Amigos da Marinha
Fotos & Imagens
Dicas/Serviços
Capitania dos Portos do Maranhão
The best of web
Fale conosco


Vale
 Consócio Alumar
Itaqui
 Site da Antaq
 Todos os portos
 Cartas Náuticas

Concursos
Prêmio Smart
Escoteiros em Foco
Cais do Jeep
Seminário Landlord
Dia da MULHER

Osvaldo Rocha
Comandante RAMOS
 Herbert Santos
Telex/Aniversários
 Humor
Ponto de Vista

José Clementino
Elson Burity
 Bento Moreira Lima

Aniversário Alumar
 Carta Pero Vaz
 Dia do Portuário
 Escoteiros em foco
 Nosso Papai Noel
 São Luis 409 anos
 Copa América 2019
 Cais do JEEP
 O Trem da Vale
Museu da Soamar
Presidentes do Brasil
Farol de Mandacaru
TV no Brasil: 70 anos
Hinos do Brasil

Pratimar
Petrobras
Portal Exportador
Banco Central
Receita Federal
Marinha do Brasil
Capitania Maranhão
Conapra
Policia Federal
Obra Prima CE












Consórcio de Alumínio do Maranhão, ALUMAR

O Consórcio de Alumínio do Maranhão - Alumar é um dos maiores complexos industriais de produção de alumina e alumínio do mundo. Inaugurado em julho de 1984, é formado pelas empresas Alcoa, Rio Tinto e South32 e desempenha um papel importante no Maranhão. Cerca de 90% de seus colaboradores são maranhenses, além de contar com centenas de fornecedores locais.
O sistema de gestão da Alumar é integrado e engloba gestões de qualidade, saúde, segurança e meio ambiente estabelecido com base nas normas NBR ISO 9001, NBR ISO 14001 e OHSAS 18001. Em 2019, obteve a certificação ASI, (Aluminium Stewardship Initiative), o mais importante Selo de Sustentabilidade na cadeia de valor do alumínio.

TERMINAL DA ALUMAR

O porto da Alumar foi inaugurado em 1983, quando o navio “Alamoa” foi o primeiro a descarregar bauxita no porto. O porto da Alumar está localizado na confluência do Estreito dos Coqueiros com o Rio dos Cachorros, entre a Ilha de São Luís e a Ilha de Taua Mirim, próximo à Baía de São Marcos. No porto da Alumar, chega a bauxita, que é beneficiada, transformada em alumina e por final, o alumínio, que, também através do porto, é exportado. Com especialidades definidas para a produção de alumínio e alumina, o terminal recebe cargas de carvão, soda cáustica, óleo combustível, bauxita e betume. Sua principal e única carga de exportação é alumina. Todo o alumínio produzido na fábrica é exportado pelo proto do Itaqui. EM TEMPO: A Alcoa decidiu, em março de 2014, encerrar a sua produção de alumínio no Brasil e no Maranhão. Com isso o porto ficou operando exclusivamente com produtos necessários a produção de alumina e sua natural exportação.

ADMINISTRAÇÃO E LOCALIZAÇÃO

É administrado pelo Consórcio de Alumínio do Maranhão e fica lozalizado nas confluências da Ilha dos Coqueiros com o rio dos cachorros.

CONSÓRCIO DE ALUMÍNIO DO MARANHÃO – ALUMAR

Br-135, Km 22.

LINK NAS UMAGENS PARA ACESSAR O SITE DAS EMPRESAS DO CONSORCIO ALUMAR