Hoje é segunda-feira, 04 de julho de 2022, dia do Operador de Telemarketing e dia da Independência dos EUA (1776) # FUTEBOL. A rodada da série A prosseguiu com os seguintes jogos: São Paulo 2x1 Atlético de Goiás; Avaí 1x2 Cuiabá; América Mineiro 1x0 Goiás e Coritiba 2x1 Fortaleza.
Formula Um orizon supplier cargas e cais granel quimica
HOME
Entrevista
Syngamar
Telex/Aniversários
 Agencias Marítimas
Soamar MA
Amigos da Marinha
Fotos & Imagens
Dicas/Serviços
Capitania dos Portos do Maranhão
The best of web
Fale conosco


Vale
 Consócio Alumar
Itaqui
 Site da Antaq
 Todos os portos
 Cartas Náuticas

Concursos
Prêmio Smart
Escoteiros em Foco
Cais do Jeep
Seminário Landlord
Dia da MULHER
FÓRMULA UM

Osvaldo Rocha
Comandante RAMOS
 Herbert Santos
Telex/Aniversários
 Humor
Ponto de Vista

José Clementino
Elson Burity
 Bento Moreira Lima

Aniversário Alumar
 Carta Pero Vaz
 Dia do Portuário
 Escoteiros em foco
 Nosso Papai Noel
 São Luis 409 anos
 Copa América 2019
 Cais do JEEP
 O Trem da Vale
Museu da Soamar
Presidentes do Brasil
Farol de Mandacaru
TV no Brasil: 70 anos
Hinos do Brasil

Pratimar
Petrobras
Portal Exportador
Banco Central
Receita Federal
Marinha do Brasil
Capitania Maranhão
Conapra
Policia Federal
Obra Prima CE














MENSAGEM DO COMANDANTE DA MARINHA AOS
ESCOTEIROS DO MAR

Prezados Escoteiros do Mar, Apresento, em nome da Marinha do Brasil, no transcurso desta data comemorativa, os cumprimentos a todos aqueles - adultos e jovens, rapazes e moças – que, voluntariamente, dedicam-se ao Escotismo do Mar. Escoteiros, orgulhem-se de pertencerem a esse fraterno grupo, onde, em clima de camaradagem, surgem amizades para toda a vida, alicerçadas no convívio saudável, aprendizado constante e proatividade. A paixão pelo mar, que está sendo despertada no seus corações, trará histórias extremamente ricas. Não há nada que se compare à vastidão de possibilidades que a práxis embarcada nos entrega. Cada vez que nos fazemos ao mar vivenciamos experiências diferentes e mais enriquecedoras; aproveitem cada instante!

Valores como disciplina, superação e espírito de equipe estarão sempre presentes nas suas atividades e esse conjunto tornará todos mais fortes física e emocionalmente. Vencer barreiras e superar desafios fazem com que se desenvolva, ainda mais, a liderança e o companheirismo.

O entusiasmo que sinto pelo Escotismo do Mar vem de longa data, pois, ainda jovem, tive o privilégio e a grande felicidade de fazer parte do 123 GEMAR - Almirante Saldanha, onde encontrei camaradas e chefes motivados pelo sonho de crescimento pessoal e construção de um mundo melhor. Exemplos de vida que acrescentaram muito à minha personalidade e que me trazem memórias fantásticas. O Dia do Escoteiro do Mar coincide com a Data Magna da Marinha, quando celebramos a vitória conquistada pelo Almirante Barroso na Batalha Naval do Riachuelo, em 1865, durante a Guerra da Tríplice Aliança. Em todos os nossos navios e organizações, revivemos hoje os feitos de nossos heróis, renovando nosso comprometimento de manter vivo o fogo sagrado daqueles que nos antecederam na defesa de nossas águas. Não por acaso, essa simultaneidade de datas ressalta as origens da introdução do Escotismo do Mar pela Marinha do Brasil, em 1910, bem como a grande proximidade entre suas atividades.

Desejo a todos os Escoteiros do Mar muitas felicidades e que continuem a desenvolver o Escotismo. Parabéns a todos!

EDUARDO BACELLAR LEAL FERREIRA

Almirante de Esquadra

***************************************************************
SEMPRE ALERTA E BONS VENTOS
Ação de solidariedade do Grupo 18tão na Cruz Vermelha

Em tempos de solidariedade geral no país e nos estados por força das intempéries da natureza e da pandemia, o Grupo de Escoteiros 18tão volta à cena com ações voltadas ao bem estar do próximo, sempre fiel aos conceitos inerentes à Lei Escoteira: honra, integridade, lealdade, presteza, amizade, cortesia, respeito e proteção da natureza, responsabilidade, disciplina, coragem, ânimo, bom-senso, respeito pela propriedade e auto - confiança.

E Cumprindo o que manda o 3ºARTIGO DA LEI ESCOTEIRA: O Escoteiro está sempre alerta para ajudar o próximo e pratica diariamente uma boa ação. "O dever do Escoteiro é ser útil e ajudar a todos. Como Escoteiro, seu mais alto objetivo é servir. Você deve merecer a confiança de que, em qualquer ocasião, estará pronto a sacrificar tempo, trabalho, ou, se necessário, a própria vida pelos demais. O sacrifício é o sal do serviço.", ensina a sabedoria de Baden-Powell.

Por segurança dos seus Membros juvenis, a Diretoria do Grupo lançou a Campanha para ajudar os desabrigados das Enchentes no Maranhão, com a participação dos mesmos apenas junto aos seus amigos e familiares e a Diretoria foi buscar nas residências e posteriormente no dia 27 fez a 1ª Entrega na Cruz Vermelha. Foram doados: Roupas de cama; vestuários, calçados; material de higiene e alimentos não perecíveis.

O GEMAR 18tão gostaria de Agradecer:

*** Ana Carracas da AVEN ( Associação dos Veleiros – Vivendas do Tracoá );
*** Cremilda ( SPEED Presentes );
*** Desterro Cirqueiro;
*** Luis ( AVEN );
*** Poliene Schalccher ( AVEN );
*** Rosilda Silva ( SERVIMAR Marítima );
*** Sandra Lindoso;

Confira algumas fotos destas ações:



Grupo 18tão abre calendário de 2019 com passeio marítimo




Na retomada do Calendário de 2019 o Grupo de Escoteiros 18tão está priorizando alguns projetos com o cuidado de não perder o foco das suas atividades fins. O primeiro deles é a reforma da Sede Social, chamada de Escoteiropólis 18tão. O segundo é formar grupos de jovens e ao mesmo tempo promover ações que os envolva e os incentivem a se tornarem escoteiros de fato e de direito.
No último sábado, 01/06, foi realizado um passeio de barco com o primeiro grupo de meninas e meninas formado este ano. O grupo, sob a coordenação dos chefes e chefas escoteiros, saiu do cais da AVEN, a bordo do barco Tupã, de propriedade do empresário Betinho e percorremos por mais de uma hora os principais pontos próximos da orla marítima de São Luis.

Foram mostrados pontos importantes e inéditos para os meninos e meninas, tais como o estaleiro escola do Tamancão, Ponte do São Francisco, Espigão Costeiro, Convento das Mercês e Igreja do Desterro. Pontos conhecidos de todos mais que nunca foram mostrados antes desse ângulo visto do mar em direção a Ilha de São Luís.

Além de lanches, todos os escoteiros participantes do passeio receberam cadernos e lápis e uma missão: produzir uma redação/relatório da experiência, que será apresentado aos coordenadores do Grupo no próximo encontro que já tem data e local definido: Será no próximo sábado, dia 8, no Sítio Piranhenga, quando está prevista um tour e uma caminhada por toda extensão deste que é um dos sítios arqueológico mais importante do estado do Maranhão.
Veja as fotos.






Nota de esclarecimento – Alteração do 1° Artigo da Lei
Escoteira dos Escoteiros do Brasil

6 de maio de 2019

Durante a 26° Reunião Ordinária da Assembleia Nacional Escoteira, ocorrida em Brasília-DF, os associados presentes votaram a alteração do 1° Artigo da Lei Escoteira, tendo decidido pela aprovação da proposta.

A partir da votação, o 1° Artigo da Lei Escoteira passa a ser “O escoteiro é honrado e digno de confiança”. O texto anterior dizia “O escoteiro tem uma só palavra; sua honra vale mais do que a própria vida”. Os passos envolvem a atualização de todo o material publicado que contém a Lei Escoteira.

O assunto havia sido pautado na 25° Reunião Ordinária, que aconteceu em Curitiba-PR, quando o pioneiro Rudi Solon, da Região Escoteira de São Paulo, propôs que a tradução da forma como havia sido feita feria princípios religiosos de uma parcela dos associados, sugerindo que o artigo havia sido traduzido de forma equivocada. Rudi explicou que desde cedo o G.E. Avanhadava (04°/SP) ensinou a ignorar o 1° artigo por ir contra a crença judaica. ”O Avanhadava é um grupo confessional da fé judaica. Quando integramos o Movimento Bandeirante nos anos 50 tivemos entrave com um artigo do código deles, que dizia que ‘a Bandeirante é cristã’, e nós não éramos cristãos. Na ocasião foi proposta a mudança, e o Movimento Bandeirante acatou, alteranto o artigo para ‘a Bandeirante acredita em Deus’. Quando me inteirei melhor do contexto regional e nacional dos Escoteiros, como Pioneiro, procurei saber melhor como propor a mudança também na Lei Escoteira”.

O pedido foi passado ao Conselho de Administração Nacional da época, por indicação da Equipe Nacional Judaica. No Congresso de Curitiba, Rudi pediu a palavra e explicou a requisição, e a Assembleia decidiu que fosse votada a mudança. O CAN retornou o processo por meio de um Grupo de Trabalho, que apresentou a mudança para a Reunião Ordinária da Assembleia Nacional Escoteira em 2019, em Brasília. “Dessa forma a gente traz para a criança a questão da honra de uma forma muito mais palpável, que é pela confiança. E além de também nos adequamos à Constituição Federal, nos abrimos mais para as religiões – como Judaísmo, Islamismo e Catolicismo – que consideram a vida em primeiro lugar”, completou.



Grupo de Escoteiros 18tão faz feijoada com renda voltada para recuperação da sua sede social

Com o objetivo de angariar recursos para fazer frente as obras de reformas urgentes de partes de sua sede social, o Grupo de Escoiteiros 18tão promoveu uma feijoada bastante concorrida neste último domingo, 07/04, na sede da AERCA, Associação Recreativa Esportiva Carajás, de propriedade dos empregados da Vale. Foi uma ação coletiva de toda a equipe do Grupo 18tão com apoio do Voluntariado da Vale. A iniciativa do Grupo 18tão, que tem a frente Telma Aniquetes, contou com o apoio da Capitânia dos Portos, da Associação de Praticagem do Maranhão, Orizon Marítima e da própria AERCA. O movimento escoteiro é uma atividade voluntária exercida por jovens de ambos os sexos, apoiados por adultos e ao mesmo tempo encorajados a a fazer a diferença em suas comunidades por meio das competências adquiridas nas multiplas atividades propostas pelo método escoteiro de ser. Só no Brasil, o voluntariado escoteiro contribui com mais de 80 milhões de reais em horas/ano de serviços comunitários realizados e voltados para as comunidades mais carentes da população brasileira.

Veja algumas fotos do evento: