Novembro Azul: um mês inteiro de campanha contra o câncer de próstata # Hoje é sexta-feira, 24 de novembro, dia do Quadro de oficiais da Marinha do Brail # O Grêmio sai na frente na disputa pela Taça Libertadores ao derrotar de 1x0 o Lanus da Argentina na primeira partida da decisão.
internacional maritima orizon supplier granel quimica jose oliveira
HOME
Entrevista
 Ogmo/itaqui
Syngamar
 Agencias Marítimas
Soamar MA
Fotos & Imagens
Empresas
Dicas/Serviços
Capitania dos Portos do Maranhão
The best of web
Fale conosco


Vale
 Alumar
Itaqui
 Cargas
 Todos os portos
 Cartas Náuticas

Osvaldo Rocha
José Oliveira
 Herbert Santos
Telex/Aniversários
 Humor
Ponto de Vista

Noticias
 Legislação

Aniversário Alumar
 Carta Pero Vaz
 São Luis 405 anos
 Copa 2014
 Copa Confederações
 O Trem da Vale
Museu da Soamar

Pratimar
Petrobras
Portal Exportador
Banco Central
Receita Federal
Marinha do Brasil
Capitania Maranhão
Conapra
Policia Federal
Obra Prima CE











 

 

SINTESE HISTÓRICA DA ORIGEM DO TERMINAL DA ALUMAR

O porto da Alumar foi inaugurado em 1983, quando o navio "Alamoa" foi o primeiro a descarregar bauxita no porto. O porto da Alumar está localizado na confluência do Estreito dos Coqueiros com o Rio dos Cachorros, entre a Ilha de São Luís e a Ilha de Taua Mirim, próximo à Baía de São Marcos. No porto da Alumar, chega a bauxita, que é beneficiada, transformada em alumina e por final, o alumínio, que, também através do porto, é exportado. Com especialidades definidas para a produção de alumínio e alumina, o terminal recebe cargas de carvão, soda cáustica, óleo combustível, bauxita e betume. Sua principal e única carga de exportação é alumina. Todo o alumínio produzido na fábrica é exportado pelo proto do Itaqui. EM TEMPO: A Alcoa decidiu, em março de 2014, encerrar a sua produção de alumínio no Brasil e no Maranhão. Com isso o porto ficou operando exclusivamente com produtos necessários a produção de alumina e sua natural exportação.

ADMINISTRAÇÃO E LOCALIZAÇÃO

É administrado pelo Consórcio de Alumínio do Maranhão e fica lozalizado nas confluências da Ilha dos Coqueiros com o rio dos cachorros.

CONSÓRCIO DE ALUMÍNIO DO MARANHÃO - ALUMAR

Br-135, Km 222.


FONTE: