Novembro Azul: um mês inteiro de campanha contra o câncer de próstata # Hoje é sexta-feira, 24 de novembro, dia do Quadro de oficiais da Marinha do Brail # O Grêmio sai na frente na disputa pela Taça Libertadores ao derrotar de 1x0 o Lanus da Argentina na primeira partida da decisão.
cargas e cais internacional maritima granel quimica orizon supplier
HOME
Entrevista
 Ogmo/itaqui
Syngamar
 Agencias Marítimas
Soamar MA
Fotos & Imagens
Empresas
Dicas/Serviços
Capitania dos Portos do Maranhão
The best of web
Fale conosco


Vale
 Alumar
Itaqui
 Cargas
 Todos os portos
 Cartas Náuticas

Osvaldo Rocha
José Oliveira
 Herbert Santos
Telex/Aniversários
 Humor
Ponto de Vista

Noticias
 Legislação

Aniversário Alumar
 Carta Pero Vaz
 São Luis 405 anos
 Copa 2014
 Copa Confederações
 O Trem da Vale
Museu da Soamar

Pratimar
Petrobras
Portal Exportador
Banco Central
Receita Federal
Marinha do Brasil
Capitania Maranhão
Conapra
Policia Federal
Obra Prima CE











 

 

RESUMO DA ORIGEM DO PORTO POTIGUAR DE ARATU

A construção do Porto-Ilha de Areia Branca resultou da necessidade de suprir a demanda de sal marinho no mercado interno brasileiro. Dentre as hipóteses analisadas prevaleceu a da execução do sistema ilha artificial. O Decreto nº 66.154, de 3 de fevereiro de 1970, aprovou a constituição da empresa de economia mista Termisa – Terminais Salineiros do Rio Grande do Norte S.A. e, em maio de 1971, as obras foram iniciadas. Após um período de paralisação, foi dado prosseguimento em fevereiro de 1973 e, no dia 1º de março de 1974, a ilha artificial construída de areia e aço, em alto mar, com aproximadamente 15 mil metros quadrados, passou a ser o porto de escoamento de todo o sal produzido no Rio Grande do Norte, realizando sua primeira operação no dia 04 de setembro de 1974. O Terminal Salineiro de Areia Branca Luiz Fausto de Medeiros, também passou a ser chamado de Porto-Ilha. Na construção desse terminal foram investidos 35 milhões de dólares. Um projeto de engenharia da empresa americana Soros Associates Consulting Engineers, reconhecido internacionalmente que ganhou o primeiro lugar em engenharia marítima e considerado um dos dez melhores projetos em todos os ramos da engenharia. É uma obra pioneira em toda a América Latina. O Porto-Ilha é retangular, mede 92 metros de largura e 166 metros de comprimento. Foi aterrado com material coralíneo tirado da região e coberto com um piso de sal para garantir a pureza do produto armazenado. Em 20 de janeiro de 1978, a Termisa foi transformada Terminal Salineiro de Areia Branca por sua Assembléia Geral de Acionistas, integrando a Companhia Docas do Rio Grande do Norte - CODERN, que está vinculada à Secretaria Especial de Portos da Presidência da República.

ADMINISTRAÇÃO: COMPANHIA DAS DOCAS DO RIO GRANDE DO NORTE (CODERN)

O porto é administrado pela Companhia Docas do Rio Grande do Norte (CODERN).
Está localizado a 26km a nordeste da cidade de Areia Branca (RN), ficando o Porto-ilha
cerca de 14km distante da costa.

LOCALIZAÇÃO DO PORTO DE AREIA BRANCA

Av. Engenheiro Hildebrando de Góis, 220 CEP.:59010-700 Ribeira – Natal (RN) - Tel.: (84) 4005-5311 - Telfax: (84) 3332-2399
E-mail: gertab@codern.com.br - www.codern.com.br

 


FONTE: