Novembro Azul: um mês inteiro de campanha contra o câncer de próstata # Hoje é sexta-feira, 24 de novembro, dia do Quadro de oficiais da Marinha do Brail # O Grêmio sai na frente na disputa pela Taça Libertadores ao derrotar de 1x0 o Lanus da Argentina na primeira partida da decisão.
propaganda1 internacional maritima cargas e cais orizon supplier
HOME
Entrevista
 Ogmo/itaqui
Syngamar
 Agencias Marítimas
Soamar MA
Fotos & Imagens
Empresas
Dicas/Serviços
Capitania dos Portos do Maranhão
The best of web
Fale conosco


Vale
 Alumar
Itaqui
 Cargas
 Todos os portos
 Cartas Náuticas

Osvaldo Rocha
José Oliveira
 Herbert Santos
Telex/Aniversários
 Humor
Ponto de Vista

Noticias
 Legislação

Aniversário Alumar
 Carta Pero Vaz
 São Luis 405 anos
 Copa 2014
 Copa Confederações
 O Trem da Vale
Museu da Soamar

Pratimar
Petrobras
Portal Exportador
Banco Central
Receita Federal
Marinha do Brasil
Capitania Maranhão
Conapra
Policia Federal
Obra Prima CE











 

 

SÍNTESE HISTÓRICA DA ORIGEM DO TERMINAL DE PONTA DA MADEIRA

O Terminal de Ponta da Madeira entrou em operação regular em janeiro de 1986, quando foram embarcados 11,6 milhões de toneladas de minério de ferro vindo do recém inaugurado sistema Carajás. O conjunto formado por mina, usina, ferrovia e porto constituía, então, o Sistema Norte da Vale, que na época se chamava Companhia Vale do Rio Doce, ou simplesmente CVDR e era responsável pelas operações da mineradora nos estados do Pará e Maranhão. Antes, mais precisamente em 1985, o Terminal de Ponta da Madeira já havia feito diversos embarques testes, sendo o primeiro deles com o navio Docepolo, que entrou para a história por receber em seus porões uma carga pioneira de 127 mil toneladas de minério-de-ferro. O local foi escolhido no lugar do porto de Belém, mais próximo, devido à profundidade natural da baía de São Marcos, de mais de 26m durante a maré baixa, que permitiria minimizar os custos com dragagem para a atracação de navios graneleiros de grande porte, como o Berge Sthal. Ponta da Madeira constitui, com o Europort de Roterdã (local de destino de boa parte dos navios carregados no Terminal), o único conjunto de portos capaz de lidar com navios de 23m de calado. Atualmente o terminal opera também com os chamados navios Valemax, maiores ainda que o ex-gigante Berge Sthal, capazes de transportar 400 mil toneladas de minério de uma só vez. O sistema portuário de Ponta da Madeira, conta com três outros terminais: O pier II, arrendaado à Emap e localizado no porto do Itaqui, o Pier III e o Pier IV.

ADMINISTRAÇÃO E LOCALIZAÇÃO

O Terminal Marítimo de Ponta da Madeira é um porto privado e pertence à mineradora Vale. Fica adjacente ao porto de Itaqui, e próximo à cidade de São Luís e defronte à Baía de São Marcos, no Maranhão, nordeste do Brasil. Destina-se principalmente à exportação de minério de ferro trazido do projeto Serra dos Carajás, no Pará. Sua lozalização é feita atraves de ferrovia, pela Estrada de Ferro Carajás e roviária pela Avenida dos Portugueses e Vila Maranhão.

Endereço: Avenida dos Portugueses, 65000-000 São Luís, capital do Estado do Maranhão
Telefone 098 8845-9846



FONTE:
Site da Vale/Redação Portosma