Novembro Azul: um mês inteiro de campanha contra o câncer de próstata # Hoje é sexta-feira, 24 de novembro, dia do Quadro de oficiais da Marinha do Brail # O Grêmio sai na frente na disputa pela Taça Libertadores ao derrotar de 1x0 o Lanus da Argentina na primeira partida da decisão.
osvaldo rocha propaganda2 orizon supplier humberto gomes
HOME
Entrevista
 Ogmo/itaqui
Syngamar
 Agencias Marítimas
Soamar MA
Fotos & Imagens
Empresas
Dicas/Serviços
Capitania dos Portos do Maranhão
The best of web
Fale conosco


Vale
 Alumar
Itaqui
 Cargas
 Todos os portos
 Cartas Náuticas

Osvaldo Rocha
José Oliveira
 Herbert Santos
Telex/Aniversários
 Humor
Ponto de Vista

Noticias
 Legislação

Aniversário Alumar
 Carta Pero Vaz
 São Luis 405 anos
 Copa 2014
 Copa Confederações
 O Trem da Vale
Museu da Soamar

Pratimar
Petrobras
Portal Exportador
Banco Central
Receita Federal
Marinha do Brasil
Capitania Maranhão
Conapra
Policia Federal
Obra Prima CE











 

 

RESUMO HISTÓRICO DA ORIGEM DO PORTO DE SUAPE

SUAPE surgiu como instituição pública em 1978, através da Lei Estadual nº 7.763, que criou a empresa SUAPE Complexo Industrial Portuário, cuja finalidade era administrar a implantação do distrito industrial, o desenvolvimento das obras e a exploração das atividades portuárias. O Complexo Industrial Portuário de SUAPE dispõe de um Porto Externo e de um Porto Interno. O Porto Externo consiste de uma baía artificial situada entre o cordão de arrecifes que acompanha o litoral e o molhe de proteção externo construído em forma de “L”, com 3.050m de extensão. No Porto externo há uma bacia de evolução com largura mínima de 1.200m e profundidade de 19 m. No porto interno a bacia de evolução se localiza logo na entrada do canal de acesso e tem largura mínima de 580 m e profundidade de 15,5m. A entrada do Porto de Suape ocorre entre o farol da ponta do molhe de proteção e a bóia de balizamento nos arrecifes. Há uma orientação para o tráfego marítimo, representada por uma linha reta, na direção nordeste/sudoeste, passando pela extremidade do molhe. O canal de acesso ao Porto Externo tem 5.000 m de extensão, 300 m de largura, profundidade mínima de 16,5 m e o calado máximo permitido é de 14,5m na preamar. O acesso ao Porto Interno é feito por uma abertura nos arrecifes com 300 m de largura.


ADMINISTRAÇÃO: SUAPE - COMPLEXO INDUSTRIAL PORTUÁRIO

É administrado pelo Governo do Estado de Pernambuco através da empresa SUAPE – Complexo Industrial Portuário, por autorização do governo federal, pelo convênio firmado em 9 de abril de 1992. Localização: O Complexo de Suape localiza-se no litoral Sul do Estado de Pernambuco, entre a foz dos rios Ipojuca e Massangana. É entrecortado pelo Rio Tatuoca e fica situado dentro dos municípios de Ipojuca e Cabo de Santo Agostinho.


LOCALIZAÇÃO DO PORTO DE SUAPE

SUAPE – COMPLEXO INDUSTRIAL PORTUÁRIO - Rodovia PE-60, Km 10 – Engenho Massangana -
Município de Ipojuca (PE) - CEP: 55590-000 - Tel.: (81) 3527-5000 - Fax: (81) 3527-5066
e-mail: suape@suape.pe.gov.br - www.suape.pe.gov.br


FONTE: