Novembro Azul: um mês inteiro de campanha contra o câncer de próstata # Hoje é sexta-feira, 24 de novembro, dia do Quadro de oficiais da Marinha do Brail # O Grêmio sai na frente na disputa pela Taça Libertadores ao derrotar de 1x0 o Lanus da Argentina na primeira partida da decisão.
osvaldo rocha orizon supplier propaganda1 propaganda2
HOME
Entrevista
 Ogmo/itaqui
Syngamar
 Agencias Marítimas
Soamar MA
Fotos & Imagens
Empresas
Dicas/Serviços
Capitania dos Portos do Maranhão
The best of web
Fale conosco


Vale
 Alumar
Itaqui
 Cargas
 Todos os portos
 Cartas Náuticas

Osvaldo Rocha
José Oliveira
 Herbert Santos
Telex/Aniversários
 Humor
Ponto de Vista

Noticias
 Legislação

Aniversário Alumar
 Carta Pero Vaz
 São Luis 405 anos
 Copa 2014
 Copa Confederações
 O Trem da Vale
Museu da Soamar

Pratimar
Petrobras
Portal Exportador
Banco Central
Receita Federal
Marinha do Brasil
Capitania Maranhão
Conapra
Policia Federal
Obra Prima CE











 

 

RESUMO DA ORIGEM DO PORTO DE TUBARÃO

Desde a metade do século XIX a cidade de Itajaí, em Santa Catarina, contava com trapiches para a movimentação de mercadorias e, a partir de 1905, foram desenvolvidos estudos para a definição de novas instalações portuárias para o município. Em 17 de julho de 1912 teve início a construção de um molhe na parte sul da foz do rio Itajaí-Açu e, em 14 de maio de 1938, foi iniciada a implantação de um cais de 233 metros. Posteriormente, esse cais recebeu prolongamentos em 1950 e 1956, aumentando em 470 metros, sendo, ainda, construídos, de 1950 a 1964, quatro armazéns, um deles para carga frigorificada. Além do Porto de Itajaí [formado pelo Porto Público e Terminal de Contêineres do Vale do Itajaí (APM Terminals)], o Complexo ainda conta com Terminais de Uso Privativo das empresas Portonave Terminal Portuário Navegantes S/A, Terminal Portuário Braskarne, Trocadeiro Terminal Portuário, Poly Terminal S/A e Teporti Terminal Portuário Itajaí S/A. O Complexo tem capacidade estática total para armazenagem de cargas congeladas para 160 mil toneladas com 170 mil posições pallets, capacidade total de armazenagem de contêineres cheios e vazios para 135 mil TEU, ocupando área de 2,78 milhões de metros quadrados [na retroárea disponível nos municípios de Itajaí e Navegantes, 7,8 mil tomadas para contêineres reefer e área total de 212,8 mil metros quadrados para armazenagem coberta, divididos em 22 armazéns.

ADMINISTRAÇÃO: SUPERINTENDÊNCIA DO PORTO DE ITAJAÍ

É administrado pela Superintendência do Porto de Itajaí, autarquia municipal da Prefeitura de Itajaí. Está localizado no município de Itajaí, na margem direita do rio Itajaí-Açu, a cerca de 3,2 quilômetros de sua foz, no Litoral Norte do estado de Santa Catarina.

LOCALIZAÇÃO DO PORTO DE ITAJAÍ

Rua Blumenau, Nº 05 - CEP: 88305-101 – Itajaí (SC)
Tel.: (47) 3341-8000/2104-8000 - Telefax: (47) 3341-8075
E-mail: atendimento@portoitajai.com.br - www.portoitajai.com.br


FONTE: