Novembro Azul: um mês inteiro de campanha contra o câncer de próstata # Hoje é sexta-feira, 24 de novembro, dia do Quadro de oficiais da Marinha do Brail # O Grêmio sai na frente na disputa pela Taça Libertadores ao derrotar de 1x0 o Lanus da Argentina na primeira partida da decisão.
osvaldo rocha granel quimica propaganda1 orizon supplier
HOME
Entrevista
 Ogmo/itaqui
Syngamar
 Agencias Marítimas
Soamar MA
Fotos & Imagens
Empresas
Dicas/Serviços
Capitania dos Portos do Maranhão
The best of web
Fale conosco


Vale
 Alumar
Itaqui
 Cargas
 Todos os portos
 Cartas Náuticas

Osvaldo Rocha
José Oliveira
 Herbert Santos
Telex/Aniversários
 Humor
Ponto de Vista

Noticias
 Legislação

Aniversário Alumar
 Carta Pero Vaz
 São Luis 405 anos
 Copa 2014
 Copa Confederações
 O Trem da Vale
Museu da Soamar

Pratimar
Petrobras
Portal Exportador
Banco Central
Receita Federal
Marinha do Brasil
Capitania Maranhão
Conapra
Policia Federal
Obra Prima CE











 

 

RESUMO HISTÓRICO DA ORIGEM DO PORTO DE VILA DO CONDE

O porto de Vila do Conde foi inaugurado em 24 de outubro de 1985, como resultado dos acordos de cooperação econômica firmados entre o Brasil e o Japão, em setembro de 1976, nos quais o governo brasileiro assumiu a responsabilidade pela implantação da infraestrutura portuária, rodoviária e urbana, para o escoamento de alumínio produzido no complexo industrial da Albras/Alunorte (PA). O cais acostável, alinhado com a correnteza do Rio Pará, é ligado ao continente por uma ponte de acesso de 378 m. No píer 100 são movimentados graneis sólidos, o qual possui 292 m de extensão e 02 berços, sendo um externo (101) utilizado pela Alunorte quase que exclusivamente para o descarregamento de bauxita e outro interno (102), utilizado pela Albras, para o descarregamento de coque e principalmente para o carregamento de alumina. O cais de granel líquido, com 127 m de comprimento e 02 berços, sendo um externo (502) e outro interno (501) para descarregamento de soda cáustica e de óleo combustível, que dão o perfil graneleiro ao Porto de Vila do Conde.


ADMINISTRAÇÃO: COMPANHIA DOCAS DO PARÁ

O porto é administrado pela Companhia Docas do Pará (CDP) e situa-se no município de Barcarena (PA), na margem direita do rio Pará, no local denominado Ponta Grossa, confluência dos rios Amazonas, Tocantins, Guamá e Capim, a cerca de 3,3 km a jusante da localidade de Vila do Conde.


LOCALIZAÇÃO DO PORTO DE VILA DO CONDE

Rodovia PA 481 – Km 2.3; CEP: 68447-000 - Barcarena/Pará; Tel.: (91) 3754-1027/ 3754-1026 Fax: (91)- 3754-1176
E-mail: francisco@cdp.com.br - http://www.cdp.com.br/porto.php?nIdPorto=6


FONTE: