Hoje é sábado, 8 de agosto, dia do Pároco e das comunidades internacionais # Domingo tem o GP da Inglaterra, em Silverstone, em comemoração os 70 anos da categoria top do automobilismo.
granel quimica mandacaru orizon supplier CPMA
HOME
Entrevista
 Ogmo/itaqui
Syngamar
Telex/Aniversários
 Agencias Marítimas
Soamar MA
Fotos & Imagens
Dicas/Serviços
Capitania dos Portos do Maranhão
The best of web
Fale conosco


Vale
 Alumar
Itaqui
 Cargas
 Todos os portos
 Cartas Náuticas

Concursos
Prêmio Smart
Escoteiros em Foco
Cais do Jeep
Seminário Landlord

Osvaldo Rocha
José Oliveira
 Herbert Santos
Telex/Aniversários
 Humor
Ponto de Vista

José Clementino
Elson Burity
 Bento Moreira Lima

Aniversário Alumar
 Carta Pero Vaz
 Dia do Portuário
 Escoteiros em foco
 Nosso Papai Noel
 São Luis 406 anos
 Copa América 2019
 Cais do JEEP
 O Trem da Vale
Museu da Soamar
Presidentes do Brasil
Farol de Mandacaru

Pratimar
Petrobras
Portal Exportador
Banco Central
Receita Federal
Marinha do Brasil
Capitania Maranhão
Conapra
Policia Federal
Obra Prima CE













Por Carlos Andrade, da Redação, em 21/06/2020

Certas pessoas que atravessam nossos caminhos, interferem em nossas vidas, e como bussolas magnéticas nos remetem a destinos nunca antes imaginados ou mares nunca dantes navegados. Jorge Afonso é uma delas. Com seu jeito mineiro de ser, conquistou um oceano de amigos por onde passou e semeou sua marca generosa de alma e competência profissional em tudo que fez.

Ao chegar ao Maranhão, pela então Companhia Vale do Rio Doce, logo se cercou de companheiros leais de uma vida e seu sangue de “minério” até então, logo sofreu uma diálise completa e passou a ser de água de puro sal, de puro mar, mesclado de plasmas de portos, navios e cais. Ao deixar a CRVD criou então a Even Keel, sua própria Agência de navegação que administrou enquanto teve força, saúde, e vida.

Seu espírito coorporativo – e cooperativo – logo o acendeu as lides sindicais e sociais, passando a fazer parte de diretorias executivas do Sindicato das Agências Marítima do Estado do Maranhão – Syngamar, e da Sociedade de Amigos da Marinha do Maranhão. Em ambas as entidades, foi presidente por diversos mandatos e acumulou conquistas importantes e fundamentais para o crescimento das categorias que tão bem representou.

Sua mineirice de ser, logo o transformou numa figura carimbada nas vidas das pessoas ao longo de mais de sete décadas de vida. Na Marinha do Brasil, por exemplo, foi alvo de condecorações por parte da maioria dos comandantes com os quais convivera, não importando as patentes e/ou os Distritos Navais. Porém, o exemplo maior de sua generosidade, sobretudo para nós, os soamarinos do Maranhão, foi a decisão firme e humilde de trazer para baixo de suas “asas” a professora Joseth Coutinho, uma das mulheres simbolo para todos nós e que fez da Soamar uma das suas prioridades de vida.

Amigo dos amigos e até dos nem tanto, foi alvo, agora pela sua passagem, de manifestações de centenas de companheiros. Conhecidos e desconhecidos em todas as plataformas das redes sociais que a atual modernidade permite. Vejamos a seguir alguns exemplos:

Comandante Dutra, ex-capitão dos Portos do Maranhão: “Minha homenagem a uma das pessoas mais formidáveis que tive o prazer de conhecer nesta vida. Jorge Afonso, que Deus o receba em seus braços porque de te ele sempre foi próximo. Você sempre multiplicou o amor dele para os mais necessitados. Ajudou a muitos, sempre com um sorriso no coração e luz que irradiava dos teus olhos azuis. Um dia ainda te reencontrarei meu amigo, com seu suspensórios, e sambaremos juntos novamente. Fique com Deus meu irmão. Que Ogum e todos os Orixás te guiem. Amém”.

Comandante Elson Azevedo Burity, ex-capitão dos Portos do Maranhão: “Ele se tornou Amigo da Marinha por indicação minha. Sempre foi muito amigo e agregador. Uma grande perda para o porto e portuários do Maranhão”.

Prático Nilo Alberto Monteiro de Carvalho: “Em nome da Smart Pilots quero manifestar a imensa tristeza de toda uma categoria diante da perda deste homem simples, e ao mesmo tempo fantástico em suas ações de vida. Tanto como soamarino, como presidente do Syngamar, foi um grande e constante companheiro de/e em todas as fainas. O porto do Maranhão está de luto”.

Comandante Carlos Alberto Santos Ramos, ex-capitão dos Portos do Maranhão: “A comunidade marítima portuária maranhense e nacional perdem um dos seus baluartes. Mas Deus e a vida sabem o que fazem, porque agora o nosso amigo Jorge Afonso velará por nós nas dimensões celestiais”.

Osvaldo Rocha, somarino e colunista Portosma: “Eu realmente fiquei chocado, pesaroso e triste com a passagem do nosso amigo Jorge Afonso, mas certo que o Grande Arquiteto do Universo já o tenha recebido no Oriente Eterno, na paz celestial e o conserve sob a luz de vossa paz”.

Nuno Reis, da Servimar Marítima: “Mais que um presidente de uma categoria portarias, eu perdi um verdadeiro amigo e irmão. Minha história com Jorge Afonso demanda décadas de parcerias onde a reciprocidade de acertos e ganhos sempre foi marcada pela generosidade de alma e de coração desse ser de luz que agora, ascende à eternidade. O nosso porto está de luto sim, e eu, acreditem, mais ainda”.

Noel Magiolli, vice-presidente do Syngamar e agora efetivado presidente: “Perdi um grande amigo e o porto do Maranhão perde uma referência de honestidade, ética, parceria e companheirismo. Nossas rotinas, nossos projetos e nossas ambições jamais serão as mesmas sem Jorge. Vá em paz amigo, que Deus o receba em sua eterna morada”.


Entre as alegrias do ante, a tristeza do agora, e o conformismo do amanhã, fica a certeza que Jorge Afonso Guagliani Pereira, que nasceu no estado de Minas Gerais no dia 10 de fevereiro de 1945, tem pela frente novo destino.

Que este lhe seja leve, e o com certeza o será meu amigo. Pois alem da Graças de Deus, você o fez por merecer com as suas atitudes de filho, pai, esposo, genro, parceiro, patrão, companheiro e avô.

Salve Jorge...