Hoje é sábado, 15 de dezembro de 2018, Dia do Arquiteto, dia da Mulher Operadora do Direito (Dia da Advogada) e dia do Jardineiro # Faltam 10 dias para a chegada do ano de 2019.
propaganda1 osvaldo rocha granel quimica humberto gomes
HOME
Entrevista
 Ogmo/itaqui
Syngamar
Telex/Aniversários
 Agencias Marítimas
Soamar MA
Fotos & Imagens
Empresas
Dicas/Serviços
Capitania dos Portos do Maranhão
The best of web
Fale conosco


Vale
 Alumar
Itaqui
 Cargas
 Todos os portos
 Cartas Náuticas

Osvaldo Rocha
José Oliveira
 Herbert Santos
Telex/Aniversários
 Humor
Ponto de Vista

Noticias
 Legislação

Aniversário Alumar
 Carta Pero Vaz
 Dia do Portuário
 BP Changri-lá
 Nosso Papai Noel
 São Luis 406 anos
 Copa 2014
 C. Confederações
 O Trem da Vale
Museu da Soamar

Pratimar
Petrobras
Portal Exportador
Banco Central
Receita Federal
Marinha do Brasil
Capitania Maranhão
Conapra
Policia Federal
Obra Prima CE











Estado do Maranhão tem novo Capitão dos Portos
Sai o CMG Ricardo Aquiles Faria e assume em seu lugar o Capitão-de-Mar-e-Guerra Luiz Carlos de Melo


Os comandantes Aquiles e De Melo, durante a cerimônia
Na cerimônia cívica mais importante da Marinha este ano no Maranhão, a Capitania dos Portos realiza a 72ª troca de comando de sua história. De ordem do Comandante da Marinha do Brasil, Almirante de Esquadra Marcos Vinícius Oliveira dos Santos deixa o Cargo o Capitão-de-Mar-e-Guerra Ricardo Aquiles de Faria Melo e assume em seu lugar, o também CMG Luiz Carlos de Melo. A solenidade foi presidida pelo Comandante Chefe do IV Distrito Naval – a quem a CPMA é subordinada – o Vice-Almirante Newton Cardoso.

A troca de comando aconteceu na tarde desta sexta-feira, 18, nas instalações da organização Capitania, na Ponta da Espera, no Itaqui-Bacanga, onde antes já funcionara a sede do SSN-42. O governador Jackson Lago, presente ao evento, foi cumprimentado pessoalmente pelo Comandante do IV Distrito e pelos dois oficiais que protagonizaram o evento. Ao novo Capitão dos Portos, o Chefe do Executivo desejou boa sorte e manifestou o apoio as causas do mar e da Marinha em seu comando.

Antes da posse propriamente dita, os comandantes Ricardo Achilles, que deixou o cargo e Luiz Carlos de Melo, que assumiu o posto, estiveram em visita ao governador, onde fizeram o convite ao chefe do executivo para a solenidade de transmissão de cargo.

A troca de comando da Capitania dos Portos do Maranhão foi prestigiada também por autoridades do Estado como o presidente da Assembléia Legislativa do Maranhão, deputado estadual João Evangelista (PSDB), o presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária, Emap, João Castelo, empresários, secretários de Estado, soamarinos e convidados da Capitania.

“O Capitão-de-mar-e-guerra Luiz Carlos de Melo tem um importante trabalho pela frente. Ele pode contar com nossa parceria para resolver os problemas desse Estado que tem o segundo maior litoral do país. Estou seguro que o novo comandante dará continuidade a esse bom trabalho que a capitania vem desenvolvendo no Maranhão”, garantiu o governador.

O alagoano Luiz Carlos de Melo substituiu o também Capitão-de-mar-e-guerra Ricardo Achilles de Faria Mello que durante mais de um ano, esteve no comando da Capitania dos Portos do Maranhão. Nos últimos 12 anos o novo comandante esteve lotado na Capitania dos Portos da Amazônia Oriental, atuando nos Estados do Pará, Amazonas e Rondônia.

“Encontro-me ainda na fase de descoberta dada à abrangência das ações da capitania em 188 municípios do Maranhão”, disse o novo comandante. Segundo o comandante o grande desafio está na fiscalização de 3.220 quilômetros de extensão dos rios e diante das mais de 100 milhões de toneladas de cargas exportadas por ano através do Porto do Itaqui que pretende enfrentar com trabalho abnegado e honestidade de propósito.

Luiz Carlos de Melo prometeu dar continuidade ao trabalho realizado pelo antecessor. “Vamos precisar contar com o apoio de toda a sociedade maranhense para realizar esse trabalho. Conto com a colaboração da comunidade”, solicitou.

No discurso de despedida, o comandante que estava deixando o cargo, Ricardo Achilles de Faria Mello, relatou o trabalho realizado a frente da capitania subordinada ao Quarto Comando Naval.

Achilles ressaltou que dentre as atribuições da Capitania no Estado um dos seus grandes desafios foi habilitar os pescadores no Estado, estimados em 200 mil. Destes apenas 10 mil estão regularmente habilitados. Durante o período em que esteve no comando foram realizado 7.840 abordagens, atendendo 6.538 pessoas em ações cívico-sociais.

Listando suas realizações, o Comandante que deixa o cargo listou os seguintes feitos: reforma de todas as residências; recuperação da sinalização náutica; transferência do atendimento médico-odontológico para local mais próximo da família naval; realização de 7.840 abordagem; incorporação de quatro novas embarcações e recuperação de três; atendimento de 6.538 pessoas em ações cívico-sociais; construção e reforma de instalações de lazer para família dos militares; formação de 498 novos aquaviários e ainda o início da recuperação das instalações da Ponta da Espera “tornando possível a transferência da CPMA para este local quando a Marinha assim o desejar”, afirmou.

A Banda de Música do Exército, do 24º Batalhão de Caxias executou o Hino Nacional Brasileiro. No final do evento foi oferecido um coquetel aos convidados.

Para ver as fotos do evento, click aqui

Lugar: PORTOSMA
Fonte: Redaçao
Data da Notí£©a: 19/01/2008

Untitled