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Maior graneleiro do mundo na Baía de São Marcos
Berge Sthal atracou na Ponta da Madeira para receber 355 mil toneladas de minério de ferro


Berge Sthal: maior navio graneleiro do mundo
Berge Sthal fará a atracação de número 206 no Terminal Portuário Ponta da Madeira, da mineradora Vale; a embarcação pesa 364,7 mil toneladas de porte bruto e é capaz de transportar 355 mil toneladas de minério de ferro

O Navio Berge Stahl, tido como o maior graneleiro do mundo, está na Baía de São Marcos, na fila de espera para atracação no Complexo Portuário de São Luís, de acordo com registros da empresa de praticagem Pratimar e do sítio eletrônico da Vale. Segundo a mineradora, o navio chegou no litoral de São Luís segunda-feira (28) às 17h44 e está previsto para atracar no Píer I do Terminal Portuário Ponta da Madeira (TPPM) no dia 13 de julho, com partida estimada para o dia 15. Esta será a viagem de número 206 da embarcação, que faz a rota de São Luís a Roterdã (Holanda) há mais de 20 anos.

O navio fez a sua primeira viagem ao Maranhão em 10 de janeiro de 1987, vindo de Roterdã. O Berge Stahl foi construído em 1986 pelas Indústrias Hyunday, registrado primeiramente em Monrovia, na Libéria, e, posteriormente, em Stavanger, na Noruega. O navio possui 23 metros de calado (medida que vai da linha d’água até o fundo do navio). Devido à profundidade necessária para navegação, os dois portos do mundo em que o graneleiro atraca regularmente, e com capacidade de carga total, são o Porto de Roterdã e o TPPM. O navio faz, em média, oito a nove viagens por ano, transportando 3,2 milhões de toneladas de ferro anualmente.

Entretanto, em 2008, o navio passou a operar também no porto chinês de Ma Ji shan. Há ainda registro de operação do Berge Stahl no porto de Tubarão, no Espírito Santo, no terminal administrado pela Vale. Neste caso, o graneleiro não carregou a sua capacidade máxima, pois o calado do porto é limitado, atualmente, a 22,5 metros. A mineradora anunciou, em maio deste ano, que vai iniciar um serviço de dragagem que aumentará o calado para 25,5 metros.

Gigantes – Apesar de suas dimensões gigantescas, o Berge Stahl não é o maior navio do mundo. Construído em 1976, o super-petroleiro Knock Nevis, com 458,5 metros de comprimento foi maior navio do planeta. Encerrou as suas atividades em 2008 e foi desmontado em janeiro deste ano. Além do Knock Nevis, a indústria naval da Dinamarca construiu, em 2006, o Emma Maersk, com 397 metros de comprimento, o maior navio cargueiro do mundo em atividade, com capacidade para transportar mais de 11 mil contêineres de 20 pés.

Com 360 metros de comprimento, a classe de navios de cruzeiro Oasis, construídos pela Royal Caribbean International são os maiores do mundo. Dois desses navios foram construídos em fevereiro de 2006. O primeiro, batizado Oasis of The Seas, foi entregue em outubro de 2009, o segundo está programado para o final de 2010 e vai se chamar Allure of The Seas. Cada navio tem capacidade para mais de 5,4 mil passageiros. Com o preço em torno de 1,24 bilhão de dólares, o Oasis of The Seas é também o mais caro navio comercial já contruído.

O maior transatlântico do mundo é o RMS Queen Mary 2 que, construído e 2003. O navio tem 345 metros de comprimento. Colocado de pé, seria maior que a Torre Eiffel, que mede 324. Pesa 150 000 toneladas, ou seja três vezes a mais que o Titanic, que pesava 46 000. São 17 convéses, totalizando 72 metros de altura, o equivalente a um prédio de vinte e três andares.

A diferença entre um transatlântico e um navio de cruzeiro é que o primeiro é um navio que faz rotas regulares, portanto, o RMS Queen Mary 2 mantém o título de maior transatlântico do mundo, perdendo apenas o título de maior navio de passageiros.
Medindo 345 metros de comprimento, o navio gaseiro Mozah é o maior navio de sua classe, destinado ao transporte de gases liquefeitos. A embarcação possui 53,8 metros de largura, 34,7 metros de altura e capacidade de carga de 266 mil metros cúbicos.
Com 342 metros de comprimento, o porta-aviões USS Enterprise é o primeiro e também o maior navio militar do mundo. Movido a propulsão nuclear, o navio foi construído pela Newport News Shipbuilding Co., e começou a sua atividade em 25 de novembro de 1961. Pesa 89,6 toneladas, tem 75,6 metros de largura, 39,9 metros de altura, navega a 30 nós, carrega 85 aeronaves e 5.830 tripulantes.

Números

343 - Metros de comprimento tem o Berge Sthal
65 - Metros de envergadura tem a embarcação
13 - Nós é a velocidade do navio, equivalente a 25 km/h

Lugar: PORTOSMA
Fonte: O Estado/Redação
Data da Notí£©a: 30/06/2010

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