Novembro Azul: um mês inteiro de campanha contra o câncer de próstata # Hoje é sexta-feira, 24 de novembro, dia do Quadro de oficiais da Marinha do Brail # O Grêmio sai na frente na disputa pela Taça Libertadores ao derrotar de 1x0 o Lanus da Argentina na primeira partida da decisão.
granel quimica propaganda2 jose oliveira orizon supplier
HOME
Entrevista
 Ogmo/itaqui
Syngamar
 Agencias Marítimas
Soamar MA
Fotos & Imagens
Empresas
Dicas/Serviços
Capitania dos Portos do Maranhão
The best of web
Fale conosco


Vale
 Alumar
Itaqui
 Cargas
 Todos os portos
 Cartas Náuticas

Osvaldo Rocha
José Oliveira
 Herbert Santos
Telex/Aniversários
 Humor
Ponto de Vista

Noticias
 Legislação

Aniversário Alumar
 Carta Pero Vaz
 São Luis 405 anos
 Copa 2014
 Copa Confederações
 O Trem da Vale
Museu da Soamar

Pratimar
Petrobras
Portal Exportador
Banco Central
Receita Federal
Marinha do Brasil
Capitania Maranhão
Conapra
Policia Federal
Obra Prima CE











DPC, Capitania dos Portos do Maranhão e Sindicato festejam o dia 23 de junho
Uma noite especial organizada pelo Syngamar marcou a passagem do Dia do Agente Marítimo no Maranhão


Jorge Afonso, presidemte do Syngamar
Desde o ano de 2008, quando foi instituído o Dia do Agente Marítimo a partir da promulgação e sanção da 11.791, o Brasil inteiro tem se dedicado, a data de 23 de junho, a comemorar e enaltecer esta categoria nobre do setor marítimo nacional. No Maranhão, graças ao compromisso de classe que tem norteado as ações do Syngamar – Sindicato das Agências de Navegação, o Dia do Agente Marítimo nunca foi esquecido. Este ano, por determinação e empenho de toda sua diretoria, em especial a figura do seu presidente, o também Agente Jorge Afonso Quagliani Pereira, uma programação festiva foi levada a efeito na Sede Campestre da Capitania dos Portos do Maranhão, local sede, também, da Soamar – Sociedade dos Amigos da Marinha do Estado do Maranhão.

“É com muita honra e satisfação que nos reunimos nesta noite, Sindicato de Navegação Marítima do Estado do Maranhão – SYNGAMAR, suas Associadas, Capitania dos Portos do Maranhão, Comunidade Marítima e Amigos, para a cerimônia de comemoração do “Dia Nacional do Agente Marítimo 23 de junho. Instituído pela Lei nº 11.791, de 02 de outubro de 2008 o dia 23 de Junho é dedicado ao Agente Marítimo. A atividade do agenciamento marítimo existe desde os primórdios da história, quando se instituiu o comércio marítimo. O agente representa um elo essencial na cadeia de comunicação entre os diversos profissionais que interagem com o navio quando ele chega a um porto nacional, pois é por meio de um agente que o navio recebe as orientações legais e gerais para atracar no porto para carregar e ou descarregar  mercadorias”.  Com esta saudação inicial, a mestre de cerimônia Silvelene deu por iniciada a noite festiva, regada a um cardápio “juninamente” maranhense, uma vez que a data significa, também, as vésperas do São João, a mais popular e genuína festa de São Luís, capital do Estado do Maranhão.

Falando aos presentes, Jorge Afonso prestou duas homenagens. Primeiro leu a Mensagem do Comandante da Marinha (texto abaixo) endereçada aos Agentes e em seguida, ele próprio, agradeceu aos seus companheiros de Sindicato e de categoria pela maneira ímpar como se dedicam as causas e as coisas da Marinha, seja ela de Guerra, seja ela Mercante. “Meu especial muito obrigado, em nome do Syngamar, pelo muito que cada um dos senhores aqui presentes, representantes de suas Agências de origem, fazem pelo engrandecimento desta categoria reconhecida como um dos pilares de toda a movimentação portuária do Maranhão, do Brasil e do mundo”, disse Jorge Afonso.

Três momentos especiais ainda abrilhantaram mais ainda a noite dos Agentes Marítimos. Primeiro o presidente do Syngamar prestou uma homenagem das mais merecidas, como um sinal de boas vindas ao novo Ajudante da Capitania dos Portos do Maranhão, Capitão  de Fragata Jefferson Oliveira De Almeida, que recebeu uma placa especial e comemorativa ao Dia do Agente Marítimo, oferecida pelos próprios Agentes Marítimos. Em seguida 04. Convidamos  a  senhora Elaine Ciristina Furtado Serra , representando a  WILHELMSEN SHIPS SERVICE DO BRASIL LTDA, agradeceu de forma sucinta e objetiva as homenagens e ao esforço do Syngamar em enaltecer o esforço da categoria em benefício do porto, dos navios e dos armadores. Por fim, o empresário Nilo Alberto Monteiro Carvalho, representando Smart Pilots, fez um sorteio de um celular, doado pela sua empresa a todos os presentes. O ganhador foi o Agente Hinon Fernando Wanderley Junior , Gerente da AMART SERVICES Consultoria e Agenciamento Marítimo, uma das mais novas associadas Syngamar.

Antes de liberar o espaço para a brincadeira Junina Piaçaba, foi feito um agradecimento especial as empresas que ajudaram na realização da festa. Associação dos Práticos do Estado do Maranhão – APEM, Smart  Pilot, a Companhia de Navegação – NORSUL e a Capitania dos Portos do Maranhão.

Confira a seguir algumas fotos do evento.



O presidente do Syngamar, Jorge Afonso, entrega uma placa de boas vindas ao novo Ajudante da Capitania dos Portos
do Maranhão, Capitão  de Fragata Jefferson Oliveira de Almeida.


Jorge Afonso e Silvelene (no detalhe), parabenizam os Agente Marítimos presentes ao evento.


O presidente do Syngamar com os irmãos Fábio e Oswaldo Pflueguer.


















MENSAGEM DO DIRETOR DE PORTOS E COSTA AO PELA PASSAGEM DO DIA DO AGENTE MARÍTIMO


MANHA DO BRASIL
DIRETORIA DE PORTOS COSTAS
DIA NACIONAL DO AGENTE MARÍTIMO (2017)
MENSAGEM DO DIRETOR DE PORTOS E COSTAS

No dia 23 de junho, é celebrado em todo o país o Dia Nacional do Agente Marítimo, data comemorativa sancionada pela Lei 11.791 de 2008. Tenho o privilégio de ter acompanhado o processo que estabeleceu esta data e presenciado a primeira cerimônia do Dia do Agente Marítimo, em junho de 2008, na ocasião em que exercia o cargo de Capitão dos Portos do Rio de Janeiro.

Aqueles que labutam na “beira do cais” muito bem conhecem a relevância do trabalho desenvolvido pelo Agente Marítimo durante a permanência de um Navio em qualquer porto do mundo. Ele estabelece o elo fundamental entre os Navios e as instituições com as quais irão interagir durante a sua escala, sejam estas privadas ou governamentais.
Assim, no Brasil, na maioria dos casos, o Agente Marítimo, atua como o representante do armador do navio, sendo o responsável perante os Capitães dos Portos pelo despacho adequado do navio e demais obrigações junto à Autoridade Marítima, bem como a assistência ao Comandante no correto cumprimento das práticas legais e normativas. Sua participação na cadeia logística se dá a cada escala do navio em um porto. Desta forma, o serviço do Agente frequentemente se inicia muitos dias antes da embarcação chegar ao porto e prossegue após a sua partida. Não esqueçam:

- Se no Navio Mercante faltar água ou mantimento … chame o Agente;

- Se um tripulante adoece … chame o Agente;

- Se falta sobressalente ou combustível… chame o Agente;

- Se aconteceu um acidente a bordo … chame o Agente;

- Agora, se Capitania dos Portos, a Receita Federal ou Polícia Federal se aproximam, chame, em acelerado, o Agente.

Relembro que 95% das nossas riquezas fluem por via marítima e em cada navio que atraca em nossos portos para transportar estas riquezas, há sempre, nos bastidores, o trabalho silencioso e árduo de um Agente Marítimo que facilita e viabiliza operacional e legalmente a estadia do navio e de sua tripulação. Portanto, expresso aos Agentes Marítimos os meus cumprimentos pelo seu importante trabalho.

Por fim, como tenho enfatizado em reuniões com os Agentes Marítimos em todo o Brasil, esses profissionais tem um papel fundamental e são vistos como parceiros da Autoridade Marítima, apresentando-nos informações relevantes, verificando a correção e regularidade dos documentos entregues às nossas Capitanias dos Portos e suas Delegacias e Agências.

Agentes marítimos de todo o Brasil recebam em seu dia, os cumprimentos e o reconhecimento da Autoridade Marítima Brasileira, por intermédio de seu representante para Marinha Mercante, o Diretor de Portos e Costas. Que os mares tempestuosos que enfrentamos hoje em nosso país, seja fator motivador para que sigam trabalhando com dedicação e pertinácia, pois os portos e os navios não param e nós, integrantes do cluster marítimo nacional, não podemos parar um minuto sequer. Parabéns Agentes Marítimos!

Viva o Brasil!





WILSON PEREIRA DE LIMA FILHO
Vice-Almirante - Diretor de Portos e Costas

Lugar: PORTOSMA
Fonte: Syngamar/Redação
Data da Notí£©a: 26/06/2017

Untitled