Hoje é segunda-feira, 18 de dezembro # O Real Madrid venceu o Grêmio de 1x0, gol de Cristiano Ronaldo batendo falta e é o campeão mundial de clubes de 2017 # Faltam 13 dias para a chegada do ano de 2018.
propaganda2 humberto gomes jose oliveira propaganda1
HOME
Entrevista
 Ogmo/itaqui
Syngamar
 Agencias Marítimas
Soamar MA
Fotos & Imagens
Empresas
Dicas/Serviços
Capitania dos Portos do Maranhão
The best of web
Fale conosco


Vale
 Alumar
Itaqui
 Cargas
 Todos os portos
 Cartas Náuticas

Osvaldo Rocha
José Oliveira
 Herbert Santos
Telex/Aniversários
 Humor
Ponto de Vista

Noticias
 Legislação

Aniversário Alumar
 Carta Pero Vaz
 São Luis 405 anos
 Copa 2014
 Copa Confederações
 O Trem da Vale
Museu da Soamar

Pratimar
Petrobras
Portal Exportador
Banco Central
Receita Federal
Marinha do Brasil
Capitania Maranhão
Conapra
Policia Federal
Obra Prima CE











COPI recebe novo guindaste e bate o recorde nacional de descarga com equipamento de bordo
Graças a um conjunto de procedimentos, a empresa descarregou 15.218t de carga em apenas 24 horas


Superguindaste da COPI muda a paisagem do cais do Itaqui
Texto: Carlos Andrade, da Redação

Os novos e bons ventos que finalmente sopram em todo o complexo portuário do Maranhão, têm escolhido o Itaqui para suas rajadas mais sonoras, mais representativas, e, mais altas. O visual da beira do caís está mudado e não se pode traçar um quadro real sem olhar para cima. É ali, bem no alto, a mais de trinta metros do nível de concreto do berço, que se pode enxergar o ponto mais extremo da lança do principal e mais recente equipamento incorporado a área do porto.

Chegou o super guindaste da Companhia Operadora Portuária do Itaqui – COPI. De marca Gottwald e modelo pós-panamax, trata-se do maior e mais potente equipamento desse tipo em todo Norte e Nordeste do Brasil. Com uma super lança de alcance máximo de 46 metros, é capaz de operar – nessa configuração - com cargas de até 37,6 toneladas, seja através de grabs, quanto de contêiner e/ou carga geral de qualquer espécie que precise ser manuseada em terra firme. Descendente de uma geração otimizada, o Gottwald da COPI explica em suas especificações, que pode chegar operar também com 80 toneladas de cargas, quando reduzida sua variável de lança dentro de um intervalo entre 11 e 26 metros.

Com estre super guindaste, de característica de terra, completa o conjunto de investimentos da COPI que começou no início de novembro deste ano com quatro novos grabs, recuperação de moegas, treinamentos de pessoal e construção de um novo armazém, fora da área portuária, na comunidade da Vila Maranhão. Os números que explicam tais investimentos podem ser entendidos de duas formas: em dinheiro, quando se constata que foram mais de 15 milhões de reais e, em desempenho. Neste último, COPI acaba de bater seu próprio recorde de movimentação com exatas 15 mil, 218 toneladas de produtos descarregados em apenas 24 horas de operação.

“Esse resultado demonstra como é possível - com trabalho e credibilidade naquilo que se faz - inovar em termos de operação. Ao se unir a eficiência de três das nossas equipes de profissionais, com a qualidade operacional de guindastes de bordo e grabs novos, juntando a isso a boa - para não dizer excelente - recepção do importador de fertilizantes Tocantins, a COPI bateu o recorde nacional de descarga direta com equipamentos de bordo. Essa marca, de 15.218 toneladas em 24 horas de operação, representa um prêmio a esse esforço concentrado da empresa diante dos seus próprios desafios”, explica, satisfeito, Carlos Roberto Frisoli, diretor presidente da COPI no Maranhão.

O GUINDASTE - Adquirido ao custo de sete milhões de reais, o novo guindaste chegou equipado com grab de 25 metros cúbicos e tem como principal característica operacional a terra firme, mais precisamente nos berços 101 e 102 do porto do Itaqui.  Adquirido diretamente de Paranaguá, veio transportado – em uma viagem de duas a três semanas – até São Luís pela Balsa Trans Shipping.

Entre os diferenciais do equipamento está o fato de ser apropriado para o transbordo de carga, como fertilizantes, celulose, bem como a disponibilidade de spreaders para movimentação de container e cargas de projetos, como locomotivas, por exemplo. Suas especificações de 80t para amplitude de lança entre 11 e 26 metros e, 37,6t para amplitude de até 46 metros, o habilita para toda e qualquer carga que venha a ser operacionalizada no principal porto público do Estado do Maranhão.

Construídos dentro de conceitos modernos e em conformidade as leis que regulamentas normas de proteção ao meio ambiente, o novo guindaste da COPI possui uma tecnologia de acionamento que lhe permite operar com geradores a diesel, e/ou através de alimentação direta da rede elétrica do próprio porto onde atua. Isso significa maior economia em termos de custos e ganhos reais do ponto de vista ecológico, graças ao baixo consumo de combustível e escape mínimo de gases, assim como menor emissões de ruído.

Por último, o guindaste está equipado com Lâmpadas de alta intensidade que permitem ao operador da grua uma melhor visibilidade e áreas bem mais iluminadas quando em operações noturnas. Seus 24 pneus, divididos em dois conjuntos autônomos de 12 + 12, estão adaptados a um sistema giratório do tipo “caranguejo”, de modo a garantir uma excelente manobrabilidade. Em operações fixas, a estabilidade é garantida por um conjunto de quatro estabilizadores tipos H, com sistemas de apoio automático e revestimentos de base feitos a partir das especificidades do piso dos berços onde deve operar.

CONHEÇA MELHOR, EM FOTOS, O NOVO GUINDASTE DA COPI






  

  

  



  

  

  

  

  

  

  

  

Lugar: PORTOSMA
Fonte: Copi/Redação.
Data da Notí£©a: 03/12/2017

Untitled