Agentes de Navegação recepcionam em almoço o novo Capitão dos Portos do Estado do Maranhão
O CMG Marcio Ramalho Dutra e Mello assume no lugar do então comandante André Luiz Trindade Gomes
 Jorge Afonso, do Syngamar, entre os comandantes Trindade e Marcio. | Texto e fotos: Carlos Andrade, da Redação
Natural do Estado do Rio de Janeiro, o Capitão de Mar e Guerra Marcio Ramalho Dutra e Mello chega para entrar na história da Capitania dos do Estado do Maranhão como o 77º Comandante, desde que fora criada, pelo Governo Imperial criou essa unidade de comando naval através do Decreto de número 358, de 14 de agosto de 1845, em todas as capitanias que possuíssem porto. São Luís, pela sua importância estratégica, era uma delas. Seu funcionamento foi regulamentado pelo Decreto 447, de 17 de maio de 1846, com atribuições específicas de polícia naval, conservação de porto, inspeção, administração de faróis, balizamento, matrícula de gente do mar e do tráfego do portos e das costas, praticagem destas e das barras.
Assim, pelo Decreto nº 460, de 28 de julho de 1846, foi criada a Capitania dos Portos do Estado do Maranhão, na então gestão do Presidente da Província, Desembargado João José de Moura Magalhães, que assumiu no dia 4 de abril daquele ano. Era Diretor dos Faróis e Socorros Navais desta Província o Capitão-de-Mar-e-Guerra, Francisco de Assis Cabral Teive, sendo este designado como o primeiro Capitão dos Portos do Maranhão. A data escolhida, 28 de julho, coincide com a da adesão do Maranhão à Independência do Brasil. Desde 1987, quando esteve sob o comando de Gilberto Souza Esmeraldo, a Capitânia dos Portos do Maranhão foi alçada a primeira classe e tem como seu oficial maior, um Capitão de Mar e Guerra.
Cento e setenta e dois anos depois, mais um Capitão de Mar e Guerra, Marcio Ramalho Dutra e Mello, assume o comando da CPMA no lugar de André Luiz Trindade Gomes, que por sua vez substituira Marcos Tadashi, que substituira Jair dos Santos que substituira Calmon Bahia e muitos outros. Nesse pacote, um CMG maranhense, natural de São José de Ribamar, Carlos Alberto Santos Ramos, também comandou os Portos do Maranhão entre os anos de 1994 e 1996. Um outro nascido maranhense, Washington de Oliveira Viégas, foi Capitão dos Portos entre os anos de 1965 e 1970, na fase onde esta poderia ter como Comandante um Capitão de Corveta.
Na última sexta-feira, por iniciativa do presidente Jorge Afonso, os Agentes de Navegação do Maranhão, filiados aos Syngamar, ofereceram um almoço no restaurante Cabana do Sol, com o objetivo de darem boas vindas ao novo Capitão dos Portos e, ao mesmo tempo, agradecer ao Comandante Trindade, que deixa a CPMA, pela administração ímpar e pela maneira profissional de alto nível com que conduziu a sua missão de gerir os portos e terminais do Estado do Maranhão.
Jorge Afonso agradeceu ao Comandante Trindade em nome dos demais agentes, desejou sucesso em sua nova missão na Marinha e colocou a disposição do Comandante Marcio o companheirismo, a parceria, e a amizade de sempre, uma das marcas registradas dos maranhenses aos seus visitantes de alta patente. Por sua vez, o Comandante Marcio Ramalho fez questão de retribuir o carinho e acolhida em seu primeiro evento, antes de ser oficialmente empossado como Capitão dos Portos. “Eu estou imensamente feliz por essa acolhida e certo que poderei contar com cada um dos portuários deste Estado para desempenho da nossa missão, pautado nos princípios éticos e na determinação da nossa Marinha. Que o maranhense é um povo acolhedor e simpático eu já sabia, porém, ter a oportunidade de reconhecer isso na prática e partilhar de uma recepção como essa no meio de tantos novos amigos é realmente muito gratificante”, afirmou o novo titular dos Portos do Maranhão.
TROCA DE COMANDO - Os convites para a solenidade de troca de comando da Capitania dos Portos do Maranhão – que será na sede da Marinha no Jenipapeiro - já estão sendo distribuídos pela Secretaria da CPMA. Diz o texto: “O Capitão de Mar e Guerra André Luiz Trindade Gomes, Capitão dos Portos do Estado do Maranhão, tem a honra de convidar para a cerimônia de transmissão de cargo ao Capitão de Mar e Guerra Marcio Ramalho Dutra e Mello, a ser realizada no dia 15 de janeiro de 2018, às 17h00h. A cerimônia será presidida pelo Exmo. Sr. Comandante do 4º Distrito Naval, Vice-Almirante Edervaldo Teixeira de Abreu Filho.
CONFIRA A SEGUIR FOTOS DO ALMOÇO NA CABANA DO SOL
Lugar: PORTOSMA Fonte: Redação Data da Notí£©a: 06/01/2018
|