Hoje é quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018, dia da conquista do Monte Castelo pelo Exército Brasileiro, em 1945 # Taça Libertadores: Santa Fé 3x0 S. Wanderers # Liga dos Campões: Bayern 5x0 Besiktas e Chelsea 1x1 Barcelona.
osvaldo rocha orizon supplier cargas e cais jose oliveira
HOME
Entrevista
 Ogmo/itaqui
Syngamar
Telex/Aniversários
 Agencias Marítimas
Soamar MA
Fotos & Imagens
Empresas
Dicas/Serviços
Capitania dos Portos do Maranhão
The best of web
Fale conosco


Vale
 Alumar
Itaqui
 Cargas
 Todos os portos
 Cartas Náuticas

Osvaldo Rocha
José Oliveira
 Herbert Santos
Telex/Aniversários
 Humor
Ponto de Vista

Noticias
 Legislação

Aniversário Alumar
 Carta Pero Vaz
 São Luis 405 anos
 Copa 2014
 Copa Confederações
 O Trem da Vale
Museu da Soamar

Pratimar
Petrobras
Portal Exportador
Banco Central
Receita Federal
Marinha do Brasil
Capitania Maranhão
Conapra
Policia Federal
Obra Prima CE











Fundação Vale leva equipamentos e oficinas de formação em saúde a municípios do Nordeste
Em São Luís a comunidade beneficiada com atendimento médico e oficinas foi o Itaqui-Bacanga


Atvidades sociais com apoio da Fundação Vale
O Ciclo Saúde, programa da Fundação Vale, esteve de passagem por Itaqui Bacanga - São Luis (MA), com a missão de contribuir para o fortalecimento da Atenção Básica da região. A iniciativa, realizada em 30 de novembro e 1° de dezembro, forneceu equipamentos e mobiliários para aperfeiçoar a produção de informações, o diagnóstico e a prática clínica em saúde da mulher e controle das doenças não transmissíveis. Além disso, foram realizadas oficinas de 16 horas para duas turmas nas Unidades de Atenção Básica de Clodomir Pinheiro e Vila Nova sobre promoção de saúde, baseadas na política nacional de Atenção Básica.

As duas oficinas contaram com a presença de cerca de 80 participantes, composto por profissionais de saúde, lideranças comunitárias e membros do conselho municipal de saúde. A proposta é aprimorar a qualificação de equipes da Estratégia de Saúde da Família nos campos da atenção, prevenção e promoção da saúde. A iniciativa também pretende estimular o autocuidado e a participação comunitária nas questões de saúde.

Intercâmbio de conhecimento em saúde - O Ciclo Saúde também esteve em Canaã dos Carajás, no Pará, com o objetivo cooperar com o aperfeiçoamento do fluxo de atenção aos usuários a partir do aprimoramento ao Protocolo Municipal de Acolhimento à demanda espontânea nas unidades básicas de saúde. Como parte da iniciativa, a Fundação Vale, juntamente com o Centro de Promoção da Saúde (Cedaps), promoveu intercâmbio entre profissionais e gestores de Canaã dos Carajás e profissionais que já estiveram à frente da gestão da saúde pública no Rio de Janeiro

Na ocasião foi apresentada a organização do serviço de atenção primária a saúde da capital e troca de conhecimento sobre estratégias de acolhimento da demanda espontânea e sobreo processo de trabalho das equipes do município de Canaã. Também como parte desse intercâmbio, os profissionais visitaram clinicas de saúde da família no Rio de janeiro, um ambiente de Saberes e Aprendizagem em Saúde (ASAS) e participaram de um painel com especialistas e ex-gestores.

Protocolo Municipal de Acolhimento - No início de dezembro, foi aprovada a proposta do protocolo municipal de atendimento à população em Canaã dos Carajás. O protocolo segue a perspectiva da Atenção Básica como ordenadora do sistema e o funcionamento de “porta aberta” para a população pautadas no acolhimento e na escuta ao paciente.

Próximas etapas - Entre os próximos passos, previstos para fevereiro, está a realização de oficinas de trabalho com cada uma das equipes que atuam nas Unidades de Saúde de Canaã dos Carajás. O objetivo é a adequação do protocolo municipal aprovado pela gestão de saúde, levando em consideração as especificidades, necessidades, oportunidades e possibilidades de cada comunidade e equipe.

Lugar: PORTOSMA
Fonte: Assessoria Vale
Data da Notí£©a: 15/01/2018

Untitled