Hoje é 25 de junho, terça-feira, dia do Imigrante # Brasil vai enfrentar o Paraguai nas quartas de final da Copa América. O jogo será nesta quinta-feira, em Porto Alegre.
propaganda2 osvaldo rocha cargas e cais humberto gomes
HOME
Entrevista
 Ogmo/itaqui
Syngamar
Telex/Aniversários
 Agencias Marítimas
Soamar MA
Fotos & Imagens
Dicas/Serviços
Capitania dos Portos do Maranhão
The best of web
Fale conosco


Vale
 Alumar
Itaqui
 Cargas
 Todos os portos
 Cartas Náuticas

Concursos
Prêmio Smart
Escoteiros em Foco
Cais do Jeep
Seminário Landlord

Osvaldo Rocha
José Oliveira
 Herbert Santos
Telex/Aniversários
 Humor
Ponto de Vista

José Clementino
Elson Burity
 Bento Moreira Lima

Aniversário Alumar
 Carta Pero Vaz
 Dia do Portuário
 Escoteiros em foco
 Nosso Papai Noel
 São Luis 406 anos
 Copa 2014
 Cais do JEEP
 O Trem da Vale
Museu da Soamar

Pratimar
Petrobras
Portal Exportador
Banco Central
Receita Federal
Marinha do Brasil
Capitania Maranhão
Conapra
Policia Federal
Obra Prima CE











Comandante Marcio Ramalho Dutra assume a Capitania dos Portos do Estado do Maranhão
A cerimônia de posse foi presidida pelo Vice-Almirante Edervaldo, chefe maior do Quarto Distrito Naval


Cumprimento do CMG Dutra ao seu antecessor CMG Trindade
São Luís, 15 de janeiro de 2018, 17h18m. A data marca um dos acontecimentos mais importantes da história da Capitania dos Portos do Estado do Maranhão. Sob o Comando do titular do IV Distrito Naval, Vice-Almirante Edervaldo Teixeira de Abreu Filho, tomou posse como novo Capitão dos Portos o CMG Marcio Ramalho Dutra e Mello, em substituição a seu companheiro de patente, o também CMG André Luiz Trindade Gomes. Natural do Estado do Rio de Janeiro, o novo Comandante dos portos do Maranhão entra para a história da CPMA como o 77º titular, desde que esta fora criada, pelo Governo Imperial ainda no século passado, no ano de 1846.

A solenidade teve início com a execução do Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda de Música do Exército. Em seguida, a Tenente Camila Penha e Silva, leu a Portaria nº 212/MB, de 28 de agosto de 2017, assinada pelo Almirante de Esquadra e Comandante da Marinha, Eduardo Bacellar Leal Ferreira com o seguinte teor:

“O Comandante da Marinha, no uso de suas atribuições resolve:

Art. 1º - Nomear o Capitão de Mar e Guerra Marcio Ramalho Dutra e Mello para exercer o cargo de Capitão dos Portos do Maranhão;

Art. 2º - Exonerar o Capitão de Mar e Guerra André Luiz Trindade Gomes do cargo de Capitão dos Portos do Maranhão.


Em seguida o capitão exonerado faz seu discurso de agradecimento e expressou toda sua gratidão ao povo do Maranhão, aos seus marinheiros e marinheiras até então comandados, pela confiança e ajuda necessária e fundamental para o exercício da função que começou no dia 18 de janeiro de 2016 e que agora se encerra. Ao se referir ao seu sucessor, o Capitão Trindade disse que “a nomeação do Comandante Dutra, amigo da Aviação Naval, para assumir este honroso cargo foi recebida por mim com enorme satisfação e entusiasmo. A sapiência da Marinha na escolha representa, também, sorte para a Capitania e a comunidade local, pois muito o admiro por sua simplicidade, personalidade e entusiasmo. Com toda certeza, seu Comando será repleto de felicidade e de realizações”. E, se referindo aos demais companheiros, finalizou: “Nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos!”

Coube ao Vice-Almirante Edervaldo o momento oficial da solenidade quando “declarou empossado no cargo de Capitão dos Portos do Maranhão o Sr. Capitão de Mar e Guerra Marcio Ramalho Dutra e Melo”, como determina a Ordem de Serviço nº 04-1 de 2018, Comando do Quarto Distrito Naval, Belém-PA, por ele mesmo assinada cujo assunto se denomina Passagem, assunção de Cargo, Agradecimento e Boas Vindas.

Nesse mister, o Almirante fez um discurso onde demonstrou todo seu entusiasmo pelo trabalho desenvolvido no Maranhão pelo auxiliar exonerado. “Reconheço seu orgulho e brilho nos olhos ao sempre tornar público a enorme realização profissional em estar à frente desta centenária e histórica Capitania dos Portos, porém é hora de deixar o nosso convívio para realizar o Curso de Política e Estratégias Marítimas (C-PEM), na Escola de Guerra Naval, no RJ, e em seguida, no ano de 2019, como mais um reconhecimento da Alta Administração Naval por sua dedicação à carreira, exercer o almejado cargo de Adido Naval na Argentina”, afirmou o Vice-Almirante se dirigindo ao CMG Trindade.

Ao saudar o já empossado Comandante Dutra, o titular do Quarto Distrito Naval lhe desejou boa sorte neste novo desafio “com a certeza de que as qualidades morais e profissionais que o levaram a ser escolhido pelo Comandante da Marinha para tão nobre e honroso Comando, o credenciam para a condução com pleno êxito do cargo que ora assume”.

Com faz parte do protocolo oficial da Marinha, o novo Capitão dos Portos declarou que permanecem em vigor todas as ordens do antecessor e usou as palavras iniciais para afirmar que “este entardecer ficará para sempre em minha vida como um momento de júbilo, orgulho e realização pessoal e profissional, em que inicio minha jornada no Comando da nossa Capitania dos Portos do Maranhão. Quero iniciar agradecendo a sociedade maranhense, razão de ser da existência desta capitania. E, em segundo lugar, mas não menos importante, a minha tripulação, por serem os agentes de nosso árduo trabalho.” afirmou o novo titular da CPMA.

Entre as homenagens da cerimônia o Comandante Trindade recebeu das mãos do “Caverna Mestra” 1º Sargento Wanzler a bandeira-insignia de Capitão dos Portos. Por fim, o próprio Vice-Almirante Edervaldo convocou os seus dois auxiliares para a que fossem condecorados, por suas respectivas esposas, com o Distintivo de Direção. Enquanto Capitão dos Portos, o oficial usa o dourado. Ao ser exonerado, caso tenha exercido o cargo por mais de um ano, usará o prateado.

CLIQUE PARA LER NA ÍNTEGRA AS MENSAGENS DO COMANDANTE TRINDADE,
COMANDANTE DUTRA E DO CHEFE MAIOR DO QUARTO DISTRITO NAVAL, VICE-ALMIRANTE EDERVALDO


VEJA AS FOTOS DO CERIMÔNIA



  

  



  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  






Lugar: PORTOSMA
Fonte: Redação/CPMA
Data da Notí£©a: 17/01/2018

Untitled