Hoje é domingo 22 de julho de 2018, dia do cantor lírico e do trabalhador dométisco # Lewis Hamilton vence o GP da Alemanha e volta a liderança do campeonato mundial de fórmula um # Ontem o São Paulo derrotou o Corinthians de 3x1 e está a um ponto do líder Flamengo, que ganhou do Botafogo de 2x0.
propaganda1 jose oliveira internacional maritima osvaldo rocha
HOME
Entrevista
 Ogmo/itaqui
Syngamar
Telex/Aniversários
 Agencias Marítimas
Soamar MA
Fotos & Imagens
Empresas
Dicas/Serviços
Capitania dos Portos do Maranhão
The best of web
Fale conosco


Vale
 Alumar
Itaqui
 Cargas
 Todos os portos
 Cartas Náuticas

Osvaldo Rocha
José Oliveira
 Herbert Santos
Telex/Aniversários
 Humor
Ponto de Vista

Noticias
 Legislação

Aniversário Alumar
 Carta Pero Vaz
 Dia do Portuário
 BP Changri-lá
 Nosso Papai Noel
 São Luis 405 anos
 Copa 2014
 C. Confederações
 O Trem da Vale
Museu da Soamar

Pratimar
Petrobras
Portal Exportador
Banco Central
Receita Federal
Marinha do Brasil
Capitania Maranhão
Conapra
Policia Federal
Obra Prima CE











Porto do Itaqui firma acordo com o mundo árabe para alavancar exportações
Um dos segmentos a ser explorado nesta etapa será o escoamento da produção de alimentos


O Presidente da Emap, Ted Lago, quando da assinatura dos convênios
O Porto do Itaqui marcou presença, no início do mês de abril, em São Paulo, no Fórum Econômico Brasil e Países Árabes, evento realizado pela Câmara de Comércio Árabe-Brasileira sobre o tema Construindo o Futuro, que propõe uma reflexão sobre como esta relação deve ser fortalecida de forma conjunta e sustentável. Na ocasião foram discutidas as possibilidades de integrar melhor as necessidades dos países árabes para garantir a segurança alimentar, a disponibilidade do Brasil em prover alimentos e a importância da logística em todo este contexto.

O presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), Ted Lago, participou do painel Segurança Alimentar e Logística, ao lado de representantes brasileiros do Centro de Agronegócios da Fundação Getúlio Vargas e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Pelos países árabes integraram o diálogo representantes da Federação das Câmaras Egípcias, da Dubai Airport Free Zone, da SOHAR Port and Free Zone (de Omã) e da União Árabe para o Desenvolvimento das Exportações Industriais. O debate foi mediado pelo jornalista Fernando Lopes, do Valor Econômico, do lado brasileiro, e pelo vice-presidente da Confederação Tunisiana das Indústria e Comércio, embaixador Hassine Bouzid, do lado árabe.

Durante o painel também foram debatidas estratégias de parcerias de longo prazo e acordos para facilitar estes processos. “Apresentamos o Porto do Itaqui como vantagem logística para escoamento da produção de alimentos de todo o Centro Norte do Brasil”, afirmou Ted Lago, que viajou a São Paulo acompanhado do diretor do Planejamento e Desenvolvimento da EMAP, Jailson Luz. A presença do porto público maranhense neste evento estratégico é um dos resultados da missão da Câmara Árabe à EMAP em 2017, quando foram debatidas oportunidades de negócios entre o Maranhão e o mundo árabe. Na ocasião foi firmado o compromisso para formação de um grupo de trabalho com o objetivo de viabilizar uma linha de exportação de proteína animal pelo Itaqui.

ACORDO - Como resultado da participação no Fórum Econômico Brasil e Países Árabes, evento realizado pela Câmara de Comércio Árabe-Brasileira nesta semana, em São Paulo, o Porto do Itaqui formalizou um acordo de cooperação com a Port Said Port Authority (PSPA), agência governamental do Egito encarregada da gestão e operação de Port Said, nas proximidades do Canal de Suez, complexo portuário que inclui West Port, East Port e El Arish Port. O acordo tem por objetivo promover o intercâmbio técnico e econômico entre as duas autoridades portuárias e suas comunidades visando a promoção do transporte e comércio marítimos. “A viabilização de rotas diretas que possam conectar esses dois importantes mercados aumenta nossa participação na segurança alimentar desta região, que abrange o Oriente Médio e o norte da África”, afirmou o presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), Ted Lago, que assinou o Memorando de Entendimento junto com o vice-presidente da Zona Econômica do Canal de Suez, almirante Abd El Kader Darwish.

O mundo árabe – uma importante janela de investimentos para o mundo ocidental - é formado por 22 países que reúnem 406 milhões de habitantes em uma área de 13,5 milhões de quilômetros quadrados. Essa fatia do globo detém 60% das reservas de petróleo do mundo e é um território em busca de alimento. As exportações e importações entre o Brasil e os países árabes somaram mais de US$ 20 de bilhões em 2017 e as oportunidades comerciais entre as duas regiões tendem a crescer ainda mais. Uma das oportunidades apresentadas pelo representante da Câmara Árabe no Brasil foi a exportação de carne frigorificada, que agrega valor com o fortalecimento da cadeia produtiva da proteína animal. De lá para cá o Porto do Itaqui investiu em infraestrutura e entregou, no final de 2017, o Pátio de Contêineres equipado com tomadas para viabilizar esse tipo de operação.  “O Porto do Itaqui está preparado e o adensamento da cadeia da proteína é uma política de estado que vai gerar mais negócios, empregos e renda para o Maranhão”, finalizou Ted Lago.

Lugar: PORTOSMA
Fonte: Assessoria Emap
Data da Notí£©a: 09/04/2018

Untitled