Hoje é quarta-feira, 12 de dezembro de 2018, dia Internacional da Criança na Mídia e dia de Nossa Senhora de Gadalupe, a Padroeira da América Latina.
propaganda1 osvaldo rocha orizon supplier jose oliveira
HOME
Entrevista
 Ogmo/itaqui
Syngamar
Telex/Aniversários
 Agencias Marítimas
Soamar MA
Fotos & Imagens
Empresas
Dicas/Serviços
Capitania dos Portos do Maranhão
The best of web
Fale conosco


Vale
 Alumar
Itaqui
 Cargas
 Todos os portos
 Cartas Náuticas

Osvaldo Rocha
José Oliveira
 Herbert Santos
Telex/Aniversários
 Humor
Ponto de Vista

Noticias
 Legislação

Aniversário Alumar
 Carta Pero Vaz
 Dia do Portuário
 BP Changri-lá
 Nosso Papai Noel
 São Luis 406 anos
 Copa 2014
 C. Confederações
 O Trem da Vale
Museu da Soamar

Pratimar
Petrobras
Portal Exportador
Banco Central
Receita Federal
Marinha do Brasil
Capitania Maranhão
Conapra
Policia Federal
Obra Prima CE











Navio da Marinha do Brasil abre para visitação pública no Complexo Portuário do Itaqui
Pelas normas de visitação determinadas pela EMAP a entrada na área do cais será entre 13h30 às 14h30.


Fragata Liberal,
A Marinha do Brasil enviou a Fragata Liberal (F43), e uma aeronave para integrar a Força-Tarefa Marítima (FTM) da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (UNIFIL). Ele irá substituir a Fragata Independência (F44), que já está na área de operações há 6 meses. Partiu do Rio de Janeiro no dia 04 de agosto e deve atracar nos Portos de Itaqui/MA, Las Palmas/ESP e Toulon/FRA, antes de sua chegada a Beirute/LIB, onde permanecerá por 6 meses. O navio ficará no Berço 104 do Porto do Itaqui e será aberto para visitação pública nos dias 11 e 12 de agosto, no horário das 13:30h às 17:30h, com entrada  gratuita. Para permitir um melhor fluxo de visitantes, o acesso ao Porto será liberado, para esta visitação, somente no período de 13:30 às 14:30.

Criada em 1978 pelo Conselho de Segurança (CS) da Organização das Nações Unidas (ONU), a UNIFIL originalmente se propôs a restaurar a segurança e paz internacional, assegurar a retirada de tropas israelenses da região meridional libanesa e assistir o governo do Líbano na restauração de sua autoridade.

Em outubro de 2006, foi criada a Força-Tarefa Marítima, para apoiar a Marinha Libanesa no monitoramento de suas águas territoriais, com propósito de impedir a entrada de armas ou materiais não autorizados, sendo esta a primeira e única Força-Tarefa Marítima da ONU. Em fevereiro de 2011, o Brasil assumiu o comando da Força-Tarefa Marítima (FTM), estando nesta missão até os dias de hoje. A Força Naval é composta por navios da Alemanha, Bangladesh, Brasil, Grécia, Indonésia e Turquia. A Força-Tarefa Marítima (FTM) atualmente é comandada pelo Contra Almirante Eduardo Machado Vazquez.
A Fragata Liberal é comandada pelo Capitão de Fragata Claudio Henrique Teixeira Correia e sua tripulação é composta por 200 militares, incluindo um destacamento aéreo e Fuzileiros Navais. O retorno da Fragata Liberal ao Rio de Janeiro está previsto para o dia 21 de abril de 2019.

É o quarto navio da Classe Niterói, foi incorporado à Marinha do Brasil em 1978. Após ter passado por um período de modernização, onde foram instalados novos sensores e armamentos, passou a constituir o que há de mais moderno na Marinha.

Sua missão é executar ações contra ameaças submarinas, aéreas e de superfície para garantir proteção às Forças Navais. Para isso, a Fragata dispõe de mísseis de elevada precisão e alcance, além de canhões com alta cadência de tiro.


Recomendações:
Devido às características e peculiaridades do navio como escadas íngremes para acesso aos compartimentos, recomendamos o uso de tênis ou sandálias antiderrapantes, calças e que sejam evitados saltos e vestidos esvoaçantes para a segurança de todos durante a visitação a bordo.

Entrevista:
O Capitão dos Portos do Maranhão, Capitão de Mar e Guerra Marcio Ramalho Dutra e Mello, e o Comandante do Navio, Capitão de Fragata Claudio Henrique Teixeira Correia, estarão disponíveis para entrevistas à imprensa no sábado (11 de agosto), exclusivamente no horário das 13:30h às 14:30h no berço 104, onde se encontrará a Fragata Liberal.


Organização:
A Emap será responsável pela organização da visita, em apoio a Capitania dos Portos, uma vez que as operações portuárias acontecem normalmente. Os grupos de visitantes estarão sendo organizados na sede da Emap, de onde seguirão, em ônibus especiais, até a área do cair onde a Fragata estará atracada. Uma área segura de acesso estará sendo montada, o que dispensa o uso de EPI – Equipamento de Proteção Individual, mas é obrigatório o uso de tênis e/ou sandálias antiderrapantes.

Lugar: PORTOSMA
Fonte: Capitania dos Portos do Maranhão
Data da Notí£©a: 08/08/2018

Untitled