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Copi utiliza pela primeira vez modal ferroviário para atender as Regiões do Centro Oeste Brasileiro
Nessa operação carga de fertilizantes sai do Itaqui com destino a Tocantins, Mato Grosso e Goiás de forma rápida e mais segura


Fertilizante sendo embarcado em vagões com destino ao Tocantins
Em mais uma empreitada de quem acredita na força do trabalho, e no Brasil, a COPI – Companhia Operadora Portuária do Porto do Itaqui, realizou o primeiro embarque ferroviário de grande volume de fertilizantes a partir do Itaqui, usando modal ferroviário, com perspectiva de chegar mais rápido, mais barato e de forma mais segura em mercados tradicionalmente atendidos pelo porto de Suape. Graças a iniciativa pioneira, com apoio e parceria da Emap, um projeto que já vem sendo estudado há mais de dois anos pela Copi, atinge sua fase de realidade e comemora os números positivos em todas as fases da operação.

“Estamos inaugurando uma linha nova de abastecimento multimodal onde o trem representa alguns itens importantes em todo o processo. É mais rápido, mais seguro e principalmente mais barato que o caminhão”, afirma Carlos Roberto Frisoli, diretor presidente da Companhia Operadora Portuária do Porto do Itaqui – COPI.

Nesse primeiro momento, o fertilizante que chegou ao Itaqui, no caso através do navio Arklow Spray, seguiu de trem com destino a cidade de Palmeirante, no Tocantins. Em seguida, de caminhão, até Nova Querência, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás. Essa novidade, segundo explicou Carlos Roberto Frisoli, tem ganhos que vão muito além do custo real dos serviços, uma vez que reduz de forma significativa, em mais de 50% da distância a ser percorrida se comparada com o modal rodoviário. A operação, que tem início no cais do Itaqui, tem as parcerias da Emap, da Ferroviária Transnordestina, (que detém as manobras ferroviárias dentro da área do porto organizado do Itaqui) e da VLI, responsável por levar o comboio até a cidade de Palmeirante, no Estado do Tocantins e da Fertgrow, importadora da carga.

A partir de Palmeirante-TO, o destino seguinte da carga é todo de responsabilidade da empresa importadora. No caso a Fertgrow, que, via caminhões, dá sequência ao produto até a cidade de Nova Querência, em Mato Grosso, alongando o percurso inicial em mais 1,3 mil quilômetros. Nessa primeira operação foram transportadas 8000 toneladas de fertilizantes do tipo SSP. O tempo total da operação, entre a saída do Itaqui até a cidade de Nova Querência, no Mato Grosso, durou exatos 5 dias.

CONFIRA FOTOS DA OPERAÇÃO DE EMBARQUE NO PORTO DO ITAQUI




  

  

  

Lugar: PORTOSMA
Fonte: COPI/Redação
Data da Notí£©a: 05/10/2018

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