Hoje é terça-feira 07 de abril de 2020, dia do Corretor; dia do Jornalismo; do Médico Legista e dia Mundial da Saúde # Por determinação do Governador Flávio Dino, publicada na tarde desta sexta-feira, 03, o comércio de São Luís deverá reabrir as portas dia 12 de abril e as aulas retornarão somente no dia 26.
osvaldo rocha cargas e cais propaganda2 humberto gomes
HOME
Entrevista
 Ogmo/itaqui
Syngamar
Telex/Aniversários
 Agencias Marítimas
Soamar MA
Fotos & Imagens
Dicas/Serviços
Capitania dos Portos do Maranhão
The best of web
Fale conosco


Vale
 Alumar
Itaqui
 Cargas
 Todos os portos
 Cartas Náuticas

Concursos
Prêmio Smart
Escoteiros em Foco
Cais do Jeep
Seminário Landlord

Osvaldo Rocha
José Oliveira
 Herbert Santos
Telex/Aniversários
 Humor
Ponto de Vista

José Clementino
Elson Burity
 Bento Moreira Lima

Aniversário Alumar
 Carta Pero Vaz
 Dia do Portuário
 Escoteiros em foco
 Nosso Papai Noel
 São Luis 406 anos
 Copa América 2019
 Cais do JEEP
 O Trem da Vale
Museu da Soamar
Presidentes do Brasil
Farol de Mandacaru

Pratimar
Petrobras
Portal Exportador
Banco Central
Receita Federal
Marinha do Brasil
Capitania Maranhão
Conapra
Policia Federal
Obra Prima CE











Capitania dos Portos do Estado do Maranhão tem um novo Comandante
O Capitão de Mar e Guerra Alekson Barbosa da Silva Porto assume no lugar do Comandate Dutra

Texto e fotos, Carlos Andrade, da Redação

Em nova solenidade militar da Marinha do Brasil, no Maranhão, o Comandante do IV Distrito Naval, Vice Almirante Newton de Almeida Costa Neto deu posse ao Capitão de Mar e Guerra Alekson Barbosa da Silva Porto como o 78º Capitão dos Portos do Estado do Maranhão, em substituição ao Capitão de Mar e Guerra Márcio Ramalho Dutra e Mello que completou seu ciclo de dois anos como autoridade máxima da Marinha e dos portos no Estado.

A solenidade aconteceu nas dependências do Jenipapeiro nesta segunda-feira, 13 de janeiro de 2020 e contou com a presença das principais autoridades civis e militares do Estado, assim como convidados especiais dos dois comandantes. Tendo como Vogal e Mestre de Cerimônias a Tenente Camila, o evento começou com a chegada do Almirante e logo em seguida a execução do Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda de Música do Exército, sob a regência do Sargento Bacelar. Entre os convidados presentes, além das autoridades civis e militares, três ex-comandantes da Capitania do Maranhão: Gustavo Bentenmuller Medeiros Pereira, Carlos Alberto Santos Ramos e Elson de Azevedo Burity (representado pela filha Danielle).

Ato seguinte foi lida a Ordem do Dia da Marinha do Brasil, assinada pelo seu comandante, Comandante de Esquadra Ilques Barbosa, que determina, em seu Artigo primeiro, “nomear, por necessidade do serviço, o Capitão de Mar e Guerra Alekson Barbosa da Silva Porto para exercer o cargo de Capitão dos Portos do Maranhão”. No mesmo documento, em seu Artigo segundo, o Comandante da Marinha decide “exonerar o
Capitão de Mar e Guerra Márcio Ramalho Dutra e Mello”.

O momento seguinte é do Comandante exonerado que proferiu o seguinte discurso.





Nesta manhã, aqui no Complexo do Jenipapeiro, onde encerro minha jornada a frente da Capitania dos Portos do Maranhão, sou tomado por sentimentos já de saudosismo, de gratidão e, sobretudo a contradição de quem talvez tenha cumprido sua missão a contento, mas que queria mais fazer, tanto para a sociedade maranhense, que tanto o acolheu, quanto para seus Carcarás subordinados, que tanto me ajudaram a encher meu peito de orgulho.

Após dois anos de desafios, lutas e conquistas, é necessário agradecer primeiro ao nosso bondoso Deus, que generosamente me presenteou com a saúde e força necessários para superar cada obstáculo e, ombreando com São José de Ribamar e Nossa Senhora da Vitória, me abençoou com várias conquistas profissionais e pessoais, em especial com a amizade de cada um dos senhores e senhoras aqui presentes.

Ao meu saudoso pai Celino e minha mãe Angela, serei eternamente grato pela dedicação, amor e abnegação com que marcaram, de forma indelével, os valores e crenças que carrego até hoje.

Carla, meu grande amor, você é, e sempre será, a rainha do nosso lar. Amiga e conselheira de todas as horas soube entender com sua costumeira tolerância e amor, os ofícios de um Capitão dos Portos. Sem você, eu nada seria. Nosso amor está consolidado em dois lindos jovens, Bárbara e Gabriel.  Meus filhos, vocês representam meu imensurável orgulho. Amo muito vocês.

Meus Comandantes, Vice-Almirante Edervaldo Teixeira de Abreu Filho e Newton de Almeida Costa Neto, representaram o cais seguro buscado sempre que eu encontrava mares bravios que, sozinho, eu não conseguiria enfrentar. Agradeço as orientações claras e precisas, os conselhos e as correções de rumo. Os senhores, com seu Estado Maior e abnegados subordinados do Comando do IV Distrito Naval, foram fundamentais para que nós, da CPMA, alcançássemos patamares cada vez mais elevados.

Neste sentido gostaria de agradecer também a todas as demais organizações do Comando do IV Distrito Naval. Com todos, o sentimento que fica é de união, amizade e profissionalismo, valores que ficam transmitidos pelos nossos incansáveis  Chefes de Estado Maior, Comandante Dionísio e Fernandes, sempre prontos a nos atender e apoiar.

De igual modo, é preciso enaltecer a sinergia que existe entre a Marinha, Exército e Força Aérea no nosso Estado que se multiplica com os amigos da Polícia Federal, do Ministério Público, da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão, das Polícias Militar e Civil, do Corpo de Bombeiros Militar, da Guarda Municipal de São Luís, da Consultoria Jurídica da União, da Advocacia Geral da União, do Tribunal de Justiça do Maranhão,  bem como dos demais órgãos  federais, estaduais e municipais, do Executivo, Legislativo e Judiciário. A todos os senhores e senhoras, agradeço a parceria nas atuações conjuntas e nos momentos de lazer e convívio harmonioso. Cabe mencionar, em especial, a parceria com o Governo do Estado, que muito contribuiu para enaltecer a nossa Marinha, ao reconhecer nossa importância no Estado que possui o segundo maior litoral do Brasil e doze bacias hidrográficas. Esta união, respeito e espírito de camaradagem foi a nossa força perante as crises que enfrentamos e será o amálgama perene para as eventuais batalhas no futuro.

Despeço-me, já com muita saudade, da sociedade maranhense. Os senhores e senhoras receberam a mim, e minha família, de uma maneira que jamais havia experimentado. Além da minha amada Upaon-açu, percorri nosso Estado e pude conhecer as reentrâncias, a região tocantina, a chapada das mesas, a baixada maranhense, a região dos lençóis e do Delta Parnaíba. Em todos os lugares pude constatar a forma amorosa do nosso povo, o sabor da nossa culinária e a rica cultura que possuímos. Que presente a Marinha me deu! Emprestou-me a alegria de estar com vocês nestes maravilhosos lugares por dois anos. Perdoem-me meus amigos e amigas por não citá-los. Não corro o risco de esquecer alguém, porque todos estão gravados no meu coração. Mas com certeza só terminaria esta fala na próxima preamar. É meus amigos, aqui aprendi que o tempo também se mede por marés.

À comunidade marítima e a Sociedade dos Amigos da Marinha do Maranhão, em especial aos presidentes com quem tive a grande satisfação de ombrear, Senhores Orson e Jobert, agradeço por tudo que fizeram em nome da sua Capitania. Serei eternamente grato. Gostaria de fazer uma menção especial a um grande marinheiro e amigo que aqui conheci. A todo instante eu o procurava para beber da fonte de seus conhecimentos sobre as cousas do mar, sobretudo do Maranhão. Comandante Ramos, Carcará venerável, aqui formado entre nossos Ex-Comandantes, sei que sua conhecida discrição não permite que eu me estenda. Portanto, para ser breve, muitíssimo obrigado e receba meu sincero respeito por tudo que o senhor representa para a nossa Capitania.

Dirijo-me agora pela última vez como Carcará Líder, à minha tripulação. Tenho plena consciência que não foram fáceis estes dois anos. Sei perfeitamente os desafios e as dificuldades que enfrentamos no nosso dia-a-dia, e a resiliência necessária para vencer todos os obstáculos, que muitas vezes se multiplicaram rapidamente. Preciso dizer que aprendi muito com vocês. Que tentei trabalhar duro para que as condições de trabalho de vocês fossem sempre melhores. E que o espírito de corpo, justiça e honestidade representasse nosso  conjunto fundamental de valores. Neste sentido, agradeço, em nome de toda a minha aguerrida oficialidade, o nosso Imediato – CF Paulo Antonio Carlos. Você foi e será sempre um grande amigo. Carcarás, agradeço a cada um de vocês a amizade e o empenho em melhorar sempre a nossa Capitania.

Por fim, recebi com muita alegria e entusiasmo a nomeação do meu amigo de longa datam também aviador naval, Comandante Porto, para assumir este honroso cargo. Tenho a plena convicção que serão dois anos de muita alegria e realizações. Que Deus esteja sempre ao seu lado em suas decisões e abençoe você e sua linda família: Ana Paula, Matheus, Miguel e Marquinhos, Bons ventos e mares tranqüilos.
Pela Segurança nos Rios e Mar: Carcará!
Viva a Marinha!
Viva o Maranhão!
Viva o Brasil!


A Leitura da Ordem do Dia do Comandante do IV Distrito Naval, datada de 13 de janeiro de 2020, oficializou a Passagem e Assunção do Cargo de Capitão dos Portos do Maranhão, seguida pelas palavras de agradecimento do Vice-Almirante Newton a seguir:





Despede-se hoje, após cerca de doais anos de intensas e proveitosas atividades no Comando da Capitania dos Portos do Maranhão o Capitão de mar e Guerra Márcio Ramalho Dutra e Mello.

Oficial detentor de destacados atributos pessoais e morais, dos quais destaco o profissionalismo, a lealdade a discrição e o espírito de camaradagem, entre outros que moldam as características peculiares da sua pessoa humana, comas quais conquistou a admiração o respeito de seus pares e subordinados, bem como o reconhecimento dos seus superiores ao conduzir com proficiência o importante cargo de Capitão dos Portos do Maranhão.

No período em que conduziu a CPMA, o Comandante Dutra executou com extremo profissionalismo as tarefas inerentes às responsabilidades de representante de Autoridade Marítima na importante região, mantendo-se sempre pronto a atuar nos mares e nas águas interiores, cumprindo com sucesso sua missão e assessorando o Comando do IV Distrito Naval nos assuntos ligados a segurança do tráfego aquaviário, ao Ensino Profissional Marítimo, assim como nos demais temas de interesse da Marinha.
Nesta exitosa singradura, representando a autoridade marítima no estado com o segundo maior litoral do país e com um dos mais importantes portos, passou a exercer jurisdição adicional na região metropolitana do Sudeste maranhense em razão do recebimento por transferência da Agência Fluvial de Imperatriz. Além disso, importante destacar outras realizações como exemplo da atuação e gestão comprometida e eficiente deste oficial:

- Implementação da Semana de Padronização voltada para o adestramento interno em proveito da melhora de eficiência e qualidade dos serviços;

- Estruturação do Departamento de Manutenção e Viaturas CP-40;

- Reforma e melhoria das acomodações destinadas ao Departamento de Fuzileiros Navais na Ponta da Espera;

- Reforma e unificação do Grupo de Atendimento ao Público;

- Melhoria nas instalações de Rancho e na Gestão interna;

- Reforma da rede elétrica da Sede da CPMA;

- Tratativas para o recebimento de novas viaturas de serviços cedidas por parcerias junto ao MPF, TCU e ao Governo do Estado;

- Implantação do Programa Força no Esporte com benefício de centenas de alunos oriundos de escolas públicas;

- Aprovação dos projetos dos portos de São Luís e Alcântara;

- Início da reforma do Farol de Preguiças;

- Aquisição de duas embarcações e substituição e reforma de estruturas da Capitania por meio de emendas parlamentares;

- Substituições dos geradores dos faróis de Santa e São João;

- Aumento de realizações de cursos voltados para a comunidade aquaviária e coordenação de ações de busca e salvamento que ressaltaram no efetivo salvamento de vidas de pessoas no mar.

Além desses feitos, ressalto a destacada atuação do Comandante Dutra na recente Operação Amazônia Azul – Mar Limpo é Vida na área da Capitania enfrentando situação crítica de uma criminosa poluição de óleo ocorrida no litoral brasileiro, com conseqüências graves nas lindas praias e manguezais preservados do Maranhão. Fui testemunha do exaustivo e correto emprego de muitos meios como navios, helicópteros, tropas de fuzileiros navais e mergulhadores da Marinha somados a tropa do Exército Brasileiro e de diversas Agências evolvidas, como ICMBIO, Ibama, Secretarias de Estado e prefeituras entre outros.

Adicionalmente por seus reconhecidos profissionais e por meio de um bom relacionamento com a sociedade maranhense, estreitou laços de cooperação, angariando o apoio para sempre bem divulgar a importância da segurança da navegação e a mentalidade marítima. Assim, por meio desta conscientização sempre pode contar com o esforço da comunidade marítima local em apoio aos eventos de busca e salvamento tão fundamentais para aqueles que compartilham os mares colo local de labuta.

Finalizando aproveito para destacar a exemplar atuação do Comandante Dutra junto a
Sociedade de Amigos da Marinha mantendo um convívio profícuo distinguindo de forma fidalga e respeitosa os nossos abnegados soamarinos, parceiros importantes da Marinha do Brasil em sua conexão com a sociedade civil e na labuta do dia a dia.

É, portanto, por justiça e reconhecimento que agradeço ao Capitão de Mar e Guerra Dutra por seu trabalho e dedicação desejando sucesso na sua nova condição, bem como apresento votos de muita felicidade extensivos digníssima família. Bons ventos e mares tranqüilos.
BRAVO ZULO! TUDO PELA PÁTRIA! VIVA A MARINHA!


Após o Comandante do IV Naval declarar exonerado e empossado os dois Comandantes, a cerimônia prosseguiu sendo arriados e içados os pavilhões de Comando de cada um dos oficiais. No caso do exonerado, o pavilhão lhe é entregue pelo militar que há mais tempo na Organização. A   honraria coube ao Sub Oficial Carlos Alberto dos Santos Ribeiro, que passou às mãos do Comandante Dutra o seu merecido pavilhão.

A cerimônia prosseguiu em seu ato final com as palavras de agradecimento do Capitão dos Portos e logo em seguida foi servido aos convidados um coquitel.





Honra, princípio que leva uma pessoa a ter uma conduta proba, virtuosa, corajosa e que lhe permite gozar de bom conceito junto à sociedade e é com esta definição que inicio mês agradecimentos a todos os presentes e aqueles que por ventura não puderam estar presentes, sinto-me honrado por dividir este momento com os senhores e senhoras.
Gostaria de dividir com os presentes os 405 anos de expulsão dos franceses de nosso território brasileiro, aqui fez presente um dos maiores episódios de nossa história naval, Jerônimo de Albuquerque, pernambucano, foi o primeiro brasileiro nato a comandar forças em combate, na defesa do território. Após a derrota dos franceses no então estado do Rio de Janeiro os mesmos vieram se estabelecer na região de São Luís em meados de 1612, sendo retirados logo em seguida, no ano de 1615.

Lugar histórico, de grande interesse externo, defendido com honra MARANHÃO, quer seja em língua tupi o “mar que corre”, que seja o “grande mar” dado pelo jesuíta Domingos de Araújo, e, 1720, este estado sempre possuiu grande interesse estratégico e com isso fez necessária a presença de nossa Marinha a região.

Sinto-me honrado e agradecido por ocupar tão prestimoso cargo e com isso não me furtarei de agradecer. Agradeço a Deus por nos conceder a plenitude de uma vida saudável e junto dos senhores e senhoras para continuar a exercer meu papel neste mundo terreno. Agradeço ao nosso Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Júnior, pela confiança a mim depositada ao designar-me para tão honroso cargo, renovo meu total comprometimento para com a nossa Pátria Amada, nossa invicta Marinha do Brasil e em especial para com a nossa sociedade maranhense.

Agradeço ao meu Comandante Naval de Área Vice-Almirante Newton de Almeida Costa Neto por presidir esta cerimônia e dar o brilho que esta secular Organização Militar merece. Asseguro-lhe minha total dedicação ao exercício do cargo que ora assumo,  renovado minha lealdade assumida por ocasião das minha entrada junto a Enseada Baptista das Neves no Colégio Naval.

Agradeço ao Comandante MCG Márcio Ramalho Dutra e Mello pela cordial e profissional maneira  como me transmitiu o cargo, contemporâneo e amigo da saudosa “Macega”, morada da nossa querida Aviação Naval. O Senhor soube, com maestria, conduzir os trabalhos  nesta Capitania, exortando valores como ética, impessoalidade e imparcialidade. Tenho certeza que seu esforço nunca será esquecido. Agradeço a sua esposa Carla na maneira tão atenciosa como ajudou minha família nas questões particulares presentes em uma mudança pessoal como esta. Ao amigo Carcará Venerável Dutra desejo-lhe um ano de grandes ensinamentos junto a Escola de Guerra Naval, extensivo a sua esposa Carla e seus filhos Bárbara e Gabriel em seus afazeres profissionais e escolares.

Agradeço as autoridades civis e militares presentes nesta cerimônia, vossas presenças abrilhantam e reafirmam os laços que nossa Marinha possui com os diversos setores de nossa sociedade. Coloco-me a disposição dos senhores e senhoras para o exercício do cargo certo de uma cooperação mútua e duradoura. Contem comigo para continuidade dos trabalhos que ora se iniciam.

Agradeço ao senhor Orson Antonio Feres, vice-presidente da Soamar Brasil por me acolher e estar sempre à disposição desde a minha última comissão na cidade do Rio Grande. Soamar São Luís, os senhores e senhoras sem dúvida fizeram o meu pouso e de minha família mais suave aqui no Maranhão. Agradeço a todos soamarinos que já me apoiaram em especial ao nosso presidente senhor Jobert José Salgado Filho e as soamarinas Telma e Tamara por dedicarem vossos tempos com minha família. Nunca esquecerei tal gentileza. Contem comigo para que juntos elevemos nossa querida instituição soamarina.

Aos amigos que fiz em minha singradura nesta desafiadora carreira a qual abracei representados pelos soamarinos Itajaienses  senhor Júlio D´Avila, Fernando D´Avila, Marcelo Matias e Tiago Dantas. A presença dos senhores só reforça a certeza do dever cumprido e a lealdade para com a sociedade civil. Estejam certos que o respeito conquistado é fruto de uma dedicação incansável que muito me honra. Os senhores representam um trabalho diuturno desenvolvido na bela Santa Catarina.

Agradeço aos irmãos da turma Almirante RADEMAKER, aqui representados pela esposa e
filha de um desses irmãos, Sra. Jaqueline Rebelo e pela Senhora Maria Luiza Rebelo. Saibam que muito me honra ter sido escolhido dentre oficiais de valores incontáveis. Representarei os senhores  com toda dedicação de uma amizade de mais de 30 anos, obrigado pela eterna amizade de cada um de vocês.

Agradeço a minha mãe Lenita Barbosa Madeira pela sua incontestável dedicação para com os seus três filhos, saiba que todos os meus reconhecimentos profissionais terão a marca de sua educação e caráter, pois foram esses dois pilares que me fizeram chegar até aqui, agradeço seu esforço por está presente a esta solenidade e que Deus lhe dê saúde para muito me orgulhar dos seus cuidados.

Agradeço a minha fiel e incansável família. Minha esposa Ana Paula,  e aos meus filhos Matheus, Miguel e Marcos. Vocês sem dúvida me ensinam a essência da abnegação em suas vidas, por vezes tendo que reinventar a convivência com velhos e novos amigos, adaptando-se rapidamente as dificuldades de um novo local, saibam que meu amor e meu carinho sempre buscarão recompensá-los por personificarem o nosso porto seguro. Amo vocês e obrigado por me apoiarem em mais este desafio.

Agradeço agora a minha tripulação pela dedicada e profissional maneira como me foram apresentados os setores desta Capitania. Os senhores estão no rumo certo. Alinho-me a equipe seguro que, juntos, chegaremos mais longe. Sirvam sempre a Marinha, nunca se sirvam dela. Continuem firme no cumprimento do dever, elevando o padrão de nossa Capitania e de nossa Marinha do Brasil junto à sociedade maranhense e brasileira como um todo.

Carcarás pela segurança da navegação nos rios e mar CARCARÁ!!!


Confira a cobertura fotográfica da solenidade.




  

  

  



  

  

  

  

  



  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  




LEIA TAMBÉM

Comandante Márcio Ramalho Dutra assume a Capitania dos Portos do Estado do Maranhão no lugar do CMG André Luiz Trindade Gomes

Lugar: PORTOSMA
Fonte: Redação
Data da Notí£©a: 14/01/2020

Untitled