Hoje é domingo, 25 de outubro de 2020, dia da Democracia, dia do Sapateiro e do Dentista Brasileiro # O Sampaio gaha mais uma no Castelão: 3x0 no Cuiabá # Lewis Hamilton supera Bottas no último segundo do treino de classificação e vai largar na pole no Grande Prêmio de Portugl, na manhã deste domingo.
presidentesdobrasil orizon supplier osvaldo rocha servimar engenharia
HOME
Entrevista
 Ogmo/itaqui
Syngamar
Telex/Aniversários
 Agencias Marítimas
Soamar MA
Fotos & Imagens
Dicas/Serviços
Capitania dos Portos do Maranhão
The best of web
Fale conosco


Vale
 Alumar
Itaqui
 Cargas
 Todos os portos
 Cartas Náuticas

Concursos
Prêmio Smart
Escoteiros em Foco
Cais do Jeep
Seminário Landlord

Osvaldo Rocha
Comandante RAMOS
 Herbert Santos
Telex/Aniversários
 Humor
Ponto de Vista

José Clementino
Elson Burity
 Bento Moreira Lima

Aniversário Alumar
 Carta Pero Vaz
 Dia do Portuário
 Escoteiros em foco
 Nosso Papai Noel
 São Luis 408 anos
 Copa América 2019
 Cais do JEEP
 O Trem da Vale
Museu da Soamar
Presidentes do Brasil
Farol de Mandacaru
TV no Brasil: 70 anos

Pratimar
Petrobras
Portal Exportador
Banco Central
Receita Federal
Marinha do Brasil
Capitania Maranhão
Conapra
Policia Federal
Obra Prima CE











Data de 25 do mês de agosto, dia de se homenagear o Soldado Brasileiro
Tendo como Barão de Caxias o seu patrôno, o Exército brasileiro é o simbolo maior das Forças Armadas


Bravura e heroísmo em defesa da Pátria Amada Brasil
O Dia do Soldado é comemorado hoje, dia 25 de agosto, no Brasil. Esta data celebra a atividade exercida pelos soldados do Exército Brasileiro, que trabalham e lutam pela proteção da Nação. De acordo com a hierarquia da carreira militar, soldado é o posto inicial, sendo seguido de cabo, sargento, subtenente, tenente, capitão, major, tenente-coronel, e por fim, coronel. No Brasil, para ingressar na carreira é necessário fazer concurso público.

Para se tornar um soldado é necessário ter disciplinada, coragem e muita dedicação. Uma das características mais importantes dessas figuras é a honra que carregam por defenderem a Pátria. Em território brasileiro, o serviço militar é obrigatório desde 1908. Todo homem com 18 anos de idade deve se alistar no Exército Brasileiro, na Marinha ou Aeronáutica, que pertencem ao Ministério de Defesa do Brasil. Embora não seja obrigatório para as mulheres, elas também podem seguir carreira militar.

Origem do Dia do Soldado - Em 1923, no dia 25 de agosto, passou a ser comemorado o Dia do Soldado em homenagem ao Marechal Luís Alves de Lima e Silva, mais conhecido como Duque de Caxias, e que se tornou o patrono do Exército Brasileiro.

Quem foi Duque de Caxias? - Duque de Caxias (1803-1880) nasceu no dia 25 de agosto de 1803 e lutou em várias guerras e combates dentro do território nacional e no exterior. Filho de uma família aristocrática de origem portuguesa, seu pai era militar, portanto, desde pequeno sua educação foi de cunho militar. Com apenas 5 anos de idade ele foi cadete, um tipo de oficial do exército ainda em formação. Com 15 anos ingressou para a Academia Militar. Mais tarde, foi oficial do exército imperial e recebeu o título de Barão de Caxias, em 1841. Além disso, foi nomeado Conde, em 1845, e Marquês, em 1852.

Além de militar, Duque de Caxias foi político, sendo senador do Império pelo Rio Grande do Sul. Durante o governo de Dom Pedro II, ele foi nomeado Comandante do Exército e eleito Ministro de Guerra três vezes. Caxias participou da Guerra do Paraguai, Revolta da Balaiada e Revolta dos Farrapos. Por esse motivo, ficou conhecido como “o pacificador”. Após a vitória do Brasil na Guerra do Paraguai, ele conquistou o título de Duque, em 1869. Duque de Caxias faleceu em 7 de maio de 1880 no Rio de Janeiro.

Mensagem ao Dia do Soldado - “Com bravura e coragem defende a nossa Nação. Com amor e atenção, tenho-o guardado em meu coração! Parabéns pelo seu dia, soldado!”

“Aos que arriscam a vida para proteger a vida dos milhões de brasileiros e das ricas terras de nosso país, meus parabéns por vosso dia!”

“A tua força, determinação e perspicácia! Qualidades ímpares para a construção de um bom soldado, que deseja apenas proteger os seus conterrâneos e ajudar a construir um mundo de paz! Feliz Dia do Soldado!”

Mas a grandeza do nosso Exército fica explícita também na atuação das mulheres. A primeira a servir ao país foi Maria Quitéria de Jesus, que recordamos neste dia por ter marcado história como a primeira mulher a participar de um combate, em 1823. Lutando contra os portugueses pela manutenção da independência do Brasil, após fingir ser homem para entrar nas Forças Armadas, ela se tornou a primeira soldado mulher do país.

Parabéns a todos os soldados do Brasil, que independente da instituição, da cor da farda, e da desvalorização sofrida no passado por parte de alguns governos, não abaixam a cabeça, nem abandonam a missão. Nós precisamos de vocês, homens e mulheres fortes, que lutam diariamente para a construção de um país melhor para todos. Podem contar sempre comigo, pois sempre serei um de vocês. Brasil acima de tudo!

Deveres, Valores e da Ética do Exército -

PATRIOTISMO: amar a Pátria, sua história, símbolos, tradições e nação – sublimando a determinação de defender seus interesses vitais com o sacrifício da própria vida.

DEVER: cumprir a legislação e a regulamentação a que estiver submetido, com autoridade, determinação, dignidade e dedicação, assumindo a responsabilidade pelas decisões que tomar.

LEALDADE: cultuar a verdade, sinceridade e sadia camaradagem, mantendo-se fiel aos compromissos assumidos.

PROBIDADE: pautar a vida, como soldado e cidadão, pela honradez, honestidade e pelo senso de justiça.

CORAGEM: ter a capacidade de decidir e a iniciativa de implementar a decisão, mesmo com o risco de vida ou de interesses pessoais, no intuito de cumprir o dever, assumindo a responsabilidade por sua atitude.

Formação - A profissão militar inicia-se em escolas específicas cujo ingresso é feito mediante concurso público de âmbito nacional e em seguida há outras etapas da seleção: exames médicos, de aptidão física e psicológica. Nessas escolas, o estudante militar executará, gradualmente, todas as atividades exigidas dos profissionais militares já formados, com o esforço necessário e os riscos decorrentes. No início da história do Exército era uma Força só para homens. Hoje, graças ao pioneirismo de Maria Quitéria, a primeira mulher a defender o Brasil, no ano de 1823 ela tornou-se pioneira como a primeira mulher a ingressar numa unidade militar brasileira.

Mas a participação efetiva das mulheres só se deu em 1943, durante a Segunda Guerra Mundial, período em que foram enviadas 73 enfermeiras, 67 delas enfermeiras hospitalares e 6 especialistas em transporte aéreo. Após a Guerra, foram condecoradas, ganharam a patente de oficial e licenciadas do serviço ativo militar.

Curiosidade - Na hierarquia militar o soldado é o nível inicial, seguido pelo cabo , 1º - 2º 3º sargentos , subtenente , 1º e 2º tenente , capitão , major , tenente-coronel e finalmente coronel , que é o cargo mais elevado.

Lugar: PORTOSMA
Fonte: Wikipedia/Redcação/O Imparcial
Data da Notí£©a: 25/08/2020

Untitled