Hoje é 01 de dezembro de 2020, dia do Numismata e Dia Internacional da Luta contra a AIDS # Resultados de ontem do futebol: Ceará 4, Vasco da Gama 1; Grêmio 2, Goiás 1; Fluminense 0, Red Bull Bragantino 0. Na Série B o Brasil de Peloas empatou com o Operário em 0x0 e o Oeste Paulista derrotou o Avaí de 3x0.
Papai Noel granel quimica alumar40anos servimar engenharia
HOME
Entrevista
 Ogmo/itaqui
Syngamar
Telex/Aniversários
 Agencias Marítimas
Soamar MA
Fotos & Imagens
Dicas/Serviços
Capitania dos Portos do Maranhão
The best of web
Fale conosco


Vale
 Alumar
Itaqui
 Cargas
 Todos os portos
 Cartas Náuticas

Concursos
Prêmio Smart
Escoteiros em Foco
Cais do Jeep
Seminário Landlord

Osvaldo Rocha
Comandante RAMOS
 Herbert Santos
Telex/Aniversários
 Humor
Ponto de Vista

José Clementino
Elson Burity
 Bento Moreira Lima

Aniversário Alumar
 Carta Pero Vaz
 Dia do Portuário
 Escoteiros em foco
 Nosso Papai Noel
 São Luis 408 anos
 Copa América 2019
 Cais do JEEP
 O Trem da Vale
Museu da Soamar
Presidentes do Brasil
Farol de Mandacaru
TV no Brasil: 70 anos

Pratimar
Petrobras
Portal Exportador
Banco Central
Receita Federal
Marinha do Brasil
Capitania Maranhão
Conapra
Policia Federal
Obra Prima CE











Soamar do Maranhão e Capitania dos Portos prestam homenagem ao Amigo da Marinha
A dta de 6 de novembro é comemorada em todo país e celebra, também, o aniversário do AE Maximiano Fonseca

Por Carlos Andrade, da Redação



A data de 6 de novembro, aniversário do Almirante de Esquadra Maximiano Eduardo da Silva Fonseca, patrono das Soamares do Brasil, é dedicado ao Amigo da Marinha e comemorado em todo o país. No Maranhão, estado onde está a mais uma das Soamares mais atuantes, a data tem sido, ano após ano, comemorada em grande estilo. Desta vez, pandemia à parte, o presidente da entidade, Jobert José Salgado Filho, em parceria com a Capitania dos Portos, na pessoa do seu comandante, CMG Alekson Batista da Silva Porto,  promoveu um jantar em sua sede social, com duas finalidades básicas. Destacar a importância de soamarinos e soamarinas para a Marinha do Brasil e, também, levar a cabo mais uma, entre muitas realizadas este ano, ação social.

Desta vez, a diretoria da Soamar do Maranhão organizou uma campanha de doações de fraldas geriátricas que serão doadas ao Asilo de Mendicidade de São Luís. De acordo com o presidente Jobert Salgado Filho, todos os soamarinos responderam de forma bem satisfatórias. “Nos conseguimos arrecadar mais de mil fraldas que serão entregues ao Asilo e contribuirá de forma suplementar e necessária para a minimizar as dificuldades operacionais daquela instituição com os idosos que ali são atendidos”, observou o presidente da Soamar-MA.

Na fala do Capital dos Portos, mais uma vez, ela aproveitou a oportunidade para exaltar a pujança da Soamar do Maranhão e seus membros pela maneira excepcional com que demonstram em ações, gestos e palavras o amor pela Marinha. “Para mim, marinheiro de profissão e vocação, amar a Marinha é fácil, faz parte da minha vida. Para os senhores, com suas mais diversas profissões, esse sentimento se torna ainda mais relevante, pois se trata de um amor adquirido, explicito, verdadeiramente contagiante”, afirmou Comandante Alekson Barbosa da Silva Porto. Ele aproveitou, também, para antecipar o nome dos quatro novos Amigos da Marinha, aprovados pelo IV Distrito Naval, indicações feitas pela Soamar e Capitania dos Portos do Maranhão : Deurivan, David, Coronel Márcio Amaral e Tamara Viégás.

A mestre de Cerimônia, Valdina Borges, anunciou as presenças das diversas autoridades presentes - além do presidente da Soamar e do Capitão dos Portos – como do Presidente do Sindicato das Agências do Maranhão,  Noel Pereira Magioli Júnior; o ajudante da CPMA, Capitão de Fragata; e o diretor presidente da Smart Pilots, empresário Nilo Alberto Monteiro Carvalho. Antes de convidar para o jantar, agradeceu as empresas parceiras do evento: Servimar Engenharia, Associação de Praticagem do Maranhão, Centro Elétrico, Smart Pilots, Internacional Marítima, Saveiros Camuyrano e Orizon Marítima.

Confira a seguir a íntegra do discurso do Presidente da Soamar do Maranhão, Jobert José Salgado Filho e a cobertura fotográfica do evento.

DISCURSO DO PRESIDENTE DA SOAMAR-MA

Exmo Capitão de Mar e Guerra Alekson Barbosa da Silva Porto, Capitão dos Portos do Estado do Maranhão, amigos Soamarinos e Soamarinas, Minhas Senhoras, Meus Senhores, Boa Noite.

É com grande satisfação e alegria eu estamos hoje reunidos, dia 06 de novembro de 2020, para a comemoração do Dia Nacional do Amigo da Marinha, aniversário do Patrono das Soamares, Almirante de Esquadra Maximiano Eduardo da Silva Fonseca, que com o propósito de agregar pessoas e personalidades motivadas a contribuir para aproximar a instituição da sociedade, desenvolver a mentalidade marítima e conscientizar setores estratégicos sobre a importância das atividades desenvolvidas pela Marinha, deu inicio a fundação da Soamar Brasil, e, através de nossas palestras, tem aumentado a percepção da sociedade sobre a importância do mar e águas interiores para o país, além de destacarmos as atividades desenvolvidas pela Marinha.

Ser amigo da Marinha e ser soamarino é privilégio para aqueles que amam a vida marinha e  se identificam com a nossa força naval, pois ser Amigo, no significado da palavra, é ter sentimentos de grande afeição, simpatia e apreço. É defender os preceitos idealizados pelo nosso patrono, entre os quais as ações cívicas e sociais.

Nesse sentido a Somar do Maranhão e seus soamarinos e soamarinas, tem apoiado a Marinha, através da Capitania dos Portos, trabalhando junto na divulgação das atividades marítimas, através das redes sociais e formatando projetos para captação de recursos humanos e financeiros, como em especial, na difusão dos projetos de interesse para a Marinha do Brasil.

O amigo da Marinha que se torna soamarino requer ter esses nobres sentimentos de amizade, dedicação e voluntariado, pois todas as ações desenvolvidas evolvem a participação presencial nas ações cívicas e sociais, contribuição mensal para a manutenção da entidade, ajuda na divulgação em organizações estudantis, como, também, em empresas da área marítima portuária, além do apoio incondicional as áreas da Capitania dos Portos do Maranhão.

Por fim, quero congratular-me com todos os soamarinos e soamarinas por este dia tão especial para todos nos que fazemos parte da instituição Soamar, que representa a amizade da MARINHA DO Brasil junto a Sociedade civil.
Parabéns a todos,
Viva a Soamar Maranhão
Viva a Marinha do Brasil.



  



  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  



TORNEIO DE FUTEBOL NA COMUNIDADE DA RAPOSA

Dando continuidade às festividades alusivas ao Dia do Amigo da Marinha, o presidente da Soamar-MA, Jobert Salgado Filho, acompanhado dos soamarinos Nuno Reis e Telma Maria Nunes, participaram de um torneio de futebol beneficente no município da Raposa, onde a equipe da Capitania dos Portos ficou em terceiro lugar, E o Botafogo ficou com o título de campeão. Na oportunidade, foram distribuídas  algumas cestas básicas para moradores da comunidade. No final, os soamarinos fizeram ainda uma visita de cortesia ao companheiro Carlos Guterres. Veja as fotos:

  

  

  

SOAMAR/CPMA ENTREGAM FRALDAS NO ASILO DE MENDICIDADE

Um grande sucesso a promoção de doação de fradas geriátrica, onde mais de mil unidades foram arrecadas durante o jantar oferecido pela Soamar e Capitania dos Portos do Maranhão no Dia do Amigo da Marinha, através da boa ação dos soamarinos maranhenses. Logo no dia seguinte, todo material arrecadado foi entregue a entidade beneficiada. No caso, o Asilo de Mendicidade de São Luís, uma instituição fundada no dia 21 de abril de 1919, sendo a mais antiga casa de apoio às pessoas da terceira idade do Estado do Maranhão. A entrega foi feita por um grupo de representantes da Sociedade Amigos da Marinha do Maranhão, formado pelo seu presidente, Jobert Salgado Filho, acompanhado de Sérgio Durans Salgado, Telma Maria Nunes, Tamara Nunes Duarte, Eleoterio Nan Souza e, representando a Capitania dos Portos e a Marinha, o Capitão Tenente Ygor Costa. As mais de mil fraldas foram entregues ao diretor presidente do Asilo Antonio Eusébio Costa Rodrigues, que, em nome da entidade, agradeceu a todos e falou da importância desse tipo de iniciativa em favor dos idosos ali residentes.

Veja as fotos:

  

  

  

Lugar: PORTOSMA
Fonte: Redação
Data da Notí£©a: 09/11/2020

Untitled