Hoje é sexta-feira, 26 de novembro de 2021, dia Dia do Corpo Auxiliar da Marinha e Dia Interamericano do Ministério Público # Futebol: O Corinthians jogou ontem com o Ceará, em Fortaleza, e perdeu de 2x1. # Hoje tem Bahia x Grêmio e Chapecoense x Atlético de Goiás.
servimar engenharia osvaldo rocha Papai Noel cargas e cais
HOME
Entrevista
 Ogmo/itaqui
Syngamar
Telex/Aniversários
 Agencias Marítimas
Soamar MA
Amigos da Marinha
Fotos & Imagens
Dicas/Serviços
Capitania dos Portos do Maranhão
The best of web
Fale conosco


Vale
 Consócio Alumar
Itaqui
 Site da Antaq
 Todos os portos
 Cartas Náuticas

Concursos
Prêmio Smart
Escoteiros em Foco
Cais do Jeep
Seminário Landlord
Dia da MULHER

Osvaldo Rocha
Comandante RAMOS
 Herbert Santos
Telex/Aniversários
 Humor
Ponto de Vista

José Clementino
Elson Burity
 Bento Moreira Lima

Aniversário Alumar
 Carta Pero Vaz
 Dia do Portuário
 Escoteiros em foco
 Nosso Papai Noel
 São Luis 409 anos
 Copa América 2019
 Cais do JEEP
 O Trem da Vale
Museu da Soamar
Presidentes do Brasil
Farol de Mandacaru
TV no Brasil: 70 anos
Hinos do Brasil

Pratimar
Petrobras
Portal Exportador
Banco Central
Receita Federal
Marinha do Brasil
Capitania Maranhão
Conapra
Policia Federal
Obra Prima CE











Syngamar comemora o dia das Secretárias do setor portuário do Maranhão
Na mesma data, Capitania dos Portos lembra com festividade o Dia Marítimo Mundial


Festa para as secretarias
O dia 30 de setembro tem razões de sobra para ser especial para a comunidade portuária em geral. É comemorado o Dia Marítimo Mundial e o dia das Secretárias. No Maranhão estas datas não costumam passar em branco nunca, e desta vez, apesar da mão pesada da pandemia não foi diferente. Primeiro, às três da tarde, a Capitania dos Portos, sob o comandando do Capitão Porto, foi realizada uma cerimônia restrita sobre o Dia Marítimo Mundial com a leitura da Mensagem do Secretário-Geral da IMO Kitack Lim. (texto no final da reportagem). Compareceram os Comandantes das três Forças locais – Marinha, Exército e Aeronáutica – e na oportunidade foi prestada uma homenagem ao Comandante Ramos, ex-Capitão dos Portos do Maranhão.

A noite, no segundo evento da data, sob a batuta do presidente Noel Magioli Júnior, foi realizada uma festa especial para as secretarias do Porto oferecida pelo Syngamar – Sindicado das Agências Marítima do Estado do Maranhão, em parceria com a Capitania dos Porto e Soamar, que cedeu o espaço da sua sede no Jenipapeiro para a realização do Evento. Noel Magioli saudou as secretárias presentes, agradeceu a cada uma e lembrou que sem as secretárias as atividades das Agências seriam bem mais complicadas em seu dia a dia. A festa, a base de um coquetel de altíssima qualidade, teve o patrocínio do Brisamar Hotel, Smart Pilot, Apem, Maranhão Pilot, Orizon, Bristol Hotel, Vale e H3P Hospitalçi Brazil e Servmar Engenharia.

A programação teve seu pronto alto na distribuição de brindes, seguido de um parabéns a vocês a todas as secretarias presentes. Veja as fotos.




  
  


  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  




DIA MARÍTIMO MUNDIAL



  


Dia do Profissional de OrganizaçãoTema Marítimo Mundial 2021
"Marítimos: no cerne do futuro da navegação"
Mensagem do Secretário-Geral da IMO Kitack Lim

Senhoras e senhores,

Ao iniciarmos um novo ano, a pandemia da COVID-19 ainda se mantém, com muitos países sujeitos a “lockdowns” e restrições de viagem.

O desenvolvimento de várias vacinas oferece os primeiros sinais de esperança, embora para muitos marítimos, a situação ainda seja desesperadora. Centenas de milhares de marítimos não podem desembarcar de seus navios; enquanto muitos outros não podem embarcar. O abandono dos trabalhadores marítimos atingiu níveis recorde em 2020. Essa crise humanitária ameaça o comércio mundial e a segurança da navegação.

Todos devemos fazer o melhor para apoiar os nossos corajosos profissionais, que continuam mantendo o transporte marítimo internacional. A dedicação e o profissionalismo de mais de um milhão e meio de marítimos em todo o mundo merece a nossa grande admiração e gratidão e, o mais importante, ações imediatas.

Um primeiro passo seria que todos os países designassem a categoria profissional de marítimos como trabalhadores essenciais, conforme descrito na Resolução da Assembleia Geral das Nações Unidas adotada em dezembro último. Até hoje, pouco mais de 50 Estados membros da IMO assim o fizeram.

Precisamos da adesão de mais governos. A designação de trabalhadores essenciais é primordial para assegurar que os marítimos tenham prioridade na vacinação. Assim, uma vez mais, exorto veementemente os Governos a designarem os marítimos como trabalhadores essenciais.

Com o desenvolvimento das vacinas contra a COVID-19, há necessidade de maior cooperação e concentração de esforços para facilitar a vacinação dos marítimos. A  IMO está pronta para trabalhar com todas as partes interessadas em relação a esse importante assunto.

Mas os marítimos não foram afetados somente pela pandemia, suas vidas também estiveram ameaçadas de outras formas - uns dos principais problemas são os incidentes de pirataria, que custam vidas e traumatizam muitos que foram feitos reféns ou ainda estão sob o domínio de seus agressores.

Precisamos fazer mais e a IMO decidiu fazer de 2021 um ano de ação em favor dos nossos marítimos.

Por isso, o Tema Marítimo Mundial deste ano - "Marítimos: no cerne do futuro da navegação," – é dedicado aos marítimos que têm demonstrado uma enorme coragem e determinação em continuar assegurando o comércio marítimo internacional ao longo dessa crise mundial.

Na IMO, os marítimos sempre estiveram no centro de todo o nosso trabalho –  seja na área da segurança da navegação, proteção  marítima, ou proteção ao meio ambiente.

No entanto, este ano, queremos lançar uma luz sobre o significado do elemento humano para a segurança da vida humana a bordo dos navios e a importância de assegurar uma futura força de trabalho qualificada e com treinamento adequado, pronta para enfrentar os desafios e oportunidades da digitalização e automatização.  Daremos, também, um enfoque especial ao bem-estar dos marítimos, uma área de especial preocupação após os problemas enfrentados por esses trabalhadores durante a pandemia de COVID-19.

Todos esses importantes tópicos necessitam de atenção global. A IMO apoiará muitos eventos relacionados ao tema. O nosso objetivo é destacar os marítimos como o coração da navegação ao longo de todo o ano e dos próximos anos também. Em breve divulgaremos o nosso programa de eventos.

Temos um ano desafiador pela frente.

Vamos nos concentrar em soluções e nos preparar para o mundo pós-COVID-19 –  um mundo em que o transporte marítimo sustentável desempenhará um papel crucial.

Estou ansioso poder colaborar com todas as partes interessadas para aumentar a resiliência e as credenciais verdes do transporte marítimo; e colocar os marítimos em primeiro lugar.

Vamos todos nos unir no apoio ao nosso Tema Marítimo Mundial – "Marítimos: no cerne do futuro do transporte marítimo".

Obrigado.

Lugar: PORTOSMA
Fonte: REdação/Syngamar
Data da Notí£©a: 03/10/2021

Untitled