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Terminal de Ponta da Madeira recebe primeiro navio mineraleiro do mundo com velas rotativas
Com projeto liderado pela Vale, a instalação da tecnologia melhora eficiência e reduz emissão de carbono


O Terminal de Ponta da Madeira, em São Luís (MA,, recebeu, nesta nesta quarta-feira, 06/04, o primeiro navio mineraleiro de grande porte do mundo equipado com sistema de velas rotativas (rotor sails). O navio Sea Zhoushan é um Guaibamax, da categoria VLOC (Very Large Ore Carrier), com capacidade de 325 mil toneladas.

Essa foi a segunda operação do navio, desde que – a primeira foi no porto de Tubarão - saiu de um estaleiro na China e voltará para o mesmo país carregado com minério de ferro. Ao longo do projeto, foram realizadas modelagens 3D dos portos de carregamento operados pela Vale para analisar a atracação do navio. Quando em Tubarão, o gerente-executivo de Navegação da Vale, Guilherme Brega, afirmou que “o navio foi projetado para atracar em qualquer porto. Não há nenhuma interferência das velas no carregamento, já que elas ficam reclinadas durante a atracação. Tubarão foi escolhido para ser o primeiro – o segundo será o de Ponta da Madeira, em São Luís (MA - pois as equipes de engenharia náutica, inspetoria e operação locais tiveram papel fundamental durante todo o processo de testes e estão colaborando agora com ajustes finos no sistema”, explicou.

O mesmo discurso se replicou quando da atracação no Maranhão, quando o gerente-executivo de Operações do Terminal de Ponta da Madeira, Romulo Rovetta, disse “ que a Vale está investindo continuamente para aumentar a eficiência e a inovação ambiental na área de navegação. A chegada do navio equipado com velas rotativas a Ponta da Madeira, é mais um passo nessa direção”.

O PROJETO - As velas rotativas são rotores cilíndricos, com quatro metros de diâmetro e 24 metros de altura - equivalente a um prédio de sete andares. Durante a operação, os rotores giram em diferentes velocidades, dependendo de condições ambientais e operacionais do navio, para criar uma diferença de pressão de forma a propelir o navio para a frente, a partir de um fenômeno conhecido como efeito Magnus.

São cinco velas instaladas ao longo da embarcação que permitirão um ganho de eficiência de até 8% e uma consequente redução de até 3,4 mil toneladas de CO₂ equivalente por navio por ano. Caso este projeto, considerado como piloto, mostre-se eficiente, estima-se que pelo menos 40% da frota esteja apta a usar a tecnologia, o que impactaria em uma redução de quase 1,5% das emissões anuais do transporte marítimo de minério de ferro da Vale.

A instalação da tecnologia, fornecida pelo fabricante finlandês Norsepower, é um projeto liderado pela Vale, que contou com a parceria do armador coreano Pan Ocean para instalação em um de seus VLOCs a serviço da Vale. A empresa Shanghai Ship and Design Research Institute (SDARI) foi responsável pelo design e integração da vela com a embarcação. O estaleiro chinês New Times Shipbuilding construiu o navio já adaptado para receber as velas, que foram instaladas em outro estaleiro, o PaxOcean Engineering Zhoushan, também na China.

A Vale tem estudos sobre o uso da tecnologia de propulsão a vento desde 2016. Com o programa Ecoshipping, a empresa desenvolveu diversas parcerias de cooperação com o ITV (Instituto Tecnológico Vale), universidades e laboratórios no Brasil e Europa. Para este projeto o objetivo era avaliar as melhores condições de operação das velas rotativas na frota contratada e validar os ganhos da tecnologia em termos de redução do consumo de combustível e emissão de CO₂.

O navio escolhido estava na fila para ser construído e o tempo entre projeto detalhado até a fabricação e instalação do equipamento foi de um ano. Além dos testes em laboratório e análises numéricas, os engenheiros estudaram a incidência de ventos na rota Brasil-China. "Percebemos que temos uma vantagem competitiva em relação aos nossos concorrentes: a rota Brasil-Ásia tem, em média, ventos mais favoráveis que a da Austrália-Ásia", completou Guilherme Brega.

Lugar: PORTOSM,A
Fonte: Vale Assessoria
Data da Notí£©a: 07/04/2022

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