Hoje é quinta-feira, 11 de agosto de 2022, dia da Televisão, do Advogado, dia Internacional da Logosofia, do Estudante, do Garçom, de Santa Clara de Assis e dia do Magistrado # FUTEBOL: Duas decisões emocionantes por penalidades marcaram quarta-feira. O São Paulo passou pelo Ceará e o Palmeiras eliminou o Atlético Mineiro.
ColunaRAMOS cargas e cais presidentesdobrasil mandacaru
HOME
Entrevista
Syngamar
Telex/Aniversários
 Agencias Marítimas
Soamar MA
Amigos da Marinha
Fotos & Imagens
Dicas/Serviços
Capitania dos Portos do Maranhão
The best of web
Fale conosco


Vale
 Consócio Alumar
Itaqui
 Site da Antaq
 Todos os portos
 Cartas Náuticas

Concursos
Prêmio Smart
Escoteiros em Foco
Cais do Jeep
Seminário Landlord
Dia da MULHER
FÓRMULA UM
Dinheiros do Brasil

Osvaldo Rocha
Comandante RAMOS
 Herbert Santos
Telex/Aniversários
 Humor
Ponto de Vista

José Clementino
Elson Burity
 Bento Moreira Lima

Aniversário Alumar
 Carta Pero Vaz
 Dia do Portuário
 Escoteiros em foco
 Nosso Papai Noel
 São Luis 409 anos
 Copa América 2019
 Cais do JEEP
 O Trem da Vale
Museu da Soamar
Presidentes do Brasil
Farol de Mandacaru
TV no Brasil: 70 anos
Hinos do Brasil

Pratimar
Petrobras
Portal Exportador
Banco Central
Receita Federal
Marinha do Brasil
Capitania Maranhão
Conapra
Policia Federal
Obra Prima CE











Helicóptero faz pouso de emergência em navio em um grave acidente na costa maranhense
Depois de deixar tripulante no navio SM Geini 1, não conseguiu retornar a costa e tentou pousar no navio YM Plus.


Em São Luís, Helicóptero cai em navio após pouso de emergência
Um acidente até então inédito aconteceu na tarde desta quinta-feira, 10/06, quando helicóptero caiu no convés de um navio durante pouso de emergência, na costa da capital maranhense. De acordo com as primeiras informações, a aeronave que presta serviços aos navios, estava transportando um tripulante para o navio SM Gemini 1, faina completada com sucesso. Ao retornar para terra firme, uma pane na aeronave obrigou o piloto a realizar um pouso de emergência, sendo sua única opção, para não cair no mar, tentar pousa no convés da embarcação mais próxima. No caso, o navio YM Opus. Não conseguiu.

Apesar da gravidade do acidente, e do pânico que envolveu todos a bordo do navio, não houve vítimas, e o comandante da aeronave – única pessoa a bordo -, teve apenas leves ferimentos. Os danos materiais, no entanto, são de alto vulto, devido as avarias do helicóptero e, também, do navio usado como pouso de emergência. Assim que soube do ocorrido, as autoridades portuárias e aeronáuticas se mobilizaram para prestar socorro e tomar as providências aferentes ao caso.

É o caso da Agência Nacional de Aviação Civil, e, também, da Capitania dos Portos do Maranhão. Uma equipe da Capitania rapidamente se deslocou ao local, e outra da ANAC, vindo de Belém do Pará, deve chegar na manhã desta sexta-feira para instaurar os inquéritos, vistoriar o local do sinistro para remoção da aeronave e consequentemente liberação do navio.

A perícia e o inquérito, devem definir responsabilidades, podendo ser do piloto – causa humana – ou da máquina. Todas as despesas da remoção da aeronave, assim como reposição de perdas por avaria no navio YM Plus, são de responsabilidade do dono da aeronave. Essa primeira etapa de retirada dos escombros e liberação do navio para seguir seu rumo, segundo um especialista em aeronáutica, deve ser feita no máximo em 48 horas.

O acidente aconteceu exatamente na área de fundeio das embarcações que adentram ao canal de acesso ao Complexo Portuário do Maranhão, distante cerca de 12km (pouco mais de 6 milhas) do porto do Itaqui. O inquérito da Marinha e da ANAC são fundamentais para a liberação do seguro das partes envolvidas.

Lugar: PORTOSMA
Fonte: Redação/G1 Notícias
Data da Notí£©a: 10/06/2022

Untitled