Hoje é quinta-feira, 12 de dezembro de 2019, dia Internacional de Criança na Mídia # Amanhã a Soamar estará promovendo uma ação social na Comunidade Coqueiro, com distribuição de coletes salva vidas para os pescadores e brinquedos para as crianças.
orizon supplier internacional maritima propaganda2 jose oliveira
HOME
Entrevista
 Ogmo/itaqui
Syngamar
Telex/Aniversários
 Agencias Marítimas
Soamar MA
Fotos & Imagens
Dicas/Serviços
Capitania dos Portos do Maranhão
The best of web
Fale conosco


Vale
 Alumar
Itaqui
 Cargas
 Todos os portos
 Cartas Náuticas

Concursos
Prêmio Smart
Escoteiros em Foco
Cais do Jeep
Seminário Landlord

Osvaldo Rocha
José Oliveira
 Herbert Santos
Telex/Aniversários
 Humor
Ponto de Vista

José Clementino
Elson Burity
 Bento Moreira Lima

Aniversário Alumar
 Carta Pero Vaz
 Dia do Portuário
 Escoteiros em foco
 Nosso Papai Noel
 São Luis 406 anos
 Copa América 2019
 Cais do JEEP
 O Trem da Vale
Museu da Soamar

Pratimar
Petrobras
Portal Exportador
Banco Central
Receita Federal
Marinha do Brasil
Capitania Maranhão
Conapra
Policia Federal
Obra Prima CE











ARQUIVO FOTOS DO DIA

A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA - Não houve um só tiro que pudesse revelar que se tratava de um golpe e não de um desfile. Se disparos ecoassem, talvez aqueles 600 soldados percebessem que não estavam ali, em 15/11/1889, para participar de uma manobra, mas para derrubar um regime. O imperador D. Pedro II e a monarquia. Montado no seu belo cavalo, o marechal Deodoro da Fonseca, que era monaquista, vivia a cena inédita de um golpe republicano. Ao seu lado estava o tenente-coronel Benjamin Constant, que também falava mal da república. A monarquia, no Brasil, não caiu com um estrondo, mas com um suspiro. E o plebiscito para referendar a república foi convocado em 1993 - com 104 anos de atraso. O império já havia terminado.




A foto registra o momento em que o presidente da Soamar do Maranhão, em recente visita ao Comandante do VI Distrito Naval, Vice Almirante Jobert Salgado Filho, acompanhado do vice-presidente Jorge Afonso Quagliani Pereira Newton de Almeida Neto. Na oportunidade os representantes maranhenses foram recebidos também pelo Contra Almirante André Novis Montenegro, Comandante da Força Aeronaval, e pela presidente da Soamar do Estado do Pará, senhora Sonha Guedes. Na pauta, além de compartilhar as coisas e as causas do mar, foram destaques a participação das Soamares dentro do projeto de integração da Marinha e da sociedade. Esta tem sido uma das principais bandeiras do Almirante Newton que vê com extremo bom gosto a participação civil nos projetos sociais que o Comandante do IV Distrito está pondo em prática em toda área da Amazônia Legal.




Desde o século II, alguns cristãos rezavam pelos falecidos, visitando os túmulos dos mártires para rezar pelos que morreram. No século V, a Igreja dedicava um dia do ano para rezar por todos os mortos, pelos quais ninguém rezava e dos quais ninguém lembrava. Também o abade Odilo de Cluny, em 998, pedia aos monges que orassem pelos mortos. Desde o século XI os Papas Silvestre, João XVII e Leão IX obrigam a comunidade a dedicar um dia aos mortos. No século XIII esse dia anual passa a ser comemorado em 2 de novembro, porque 1 de novembro é a Festa de Todos os Santos. Para alguns historiadores a origem vem dos druidas, pessoas encarregadas das tarefas de aconselhamento, ensino, jurídicas e filosóficas dentro da sociedade celta, que acreditavam na continuação da existência depois da morte. Reuniam-se nos lares, e não nos cemitérios, no primeiro dois de novembro, para homenagear e evocar os mortos.

 

 

A Sociedade de Amigos da Marinha – SOAMAR, a partir das novas ações sociais que a instituição está promovendo nesta nova administração que tem a frente o presidente Jobert Salgado Filho, recebeu a visita de um grupo de alunos do Colégio Militar 2 de Julho. Os estudantes conheceram todas as instalações da Soamar, em sua sede no Jenipapeiro, em especial o Museu Marítimo. Ciceroneado pelo próprio Jobert e pela soamarina e Chefe do Grupo de Ecoteiros Dezoitão Telma Nunes, os jovens tiveram a oportunidade de conhecer dezenas de réplicas de algumas das mais importantes navegações e instrumentos do mar e da Marinha, como graneleiros, aduanas e barcos velejadores que fizeram e fazem até hoje a história da navegação brasileira. Também lhes foi dada a chance de conhecer um pouco mais da história do escritor e contista maranhense Sousândrade, que empresta o seu nome ao Casarão Sede da Soamar e dos soamarinos do estado do Maranhão.



FÓRMULA UM - Max Verstappen perdeu a pole position para o GP do México que acontece neste domingo, com largada às 15 horas, horário de Brasília, e com transmissão apenas pelo Sport TV. Os comissários da FIA entenderam que ele deveria ter desacelerado ao ver as bandeiras amarelas acionadas pelo incidente de Valtteri Bottas, na última curva do Autódromo Hermanos Rodríguez. O holandês perdeu três posições de grid e largará em quarto. Com isso a pole é de Charles Leclerc. Os comissários da FIA afirmaram que o piloto admitiu que estava ciente de que o carro de Bottas bateu e viu o carro no lado esquerdo da pista, mas não estava ciente das bandeiras amarelas. Ele também admitiu não reduzir sua velocidade no setor. Levando em conta todas as evidências disponíveis e as declarações do piloto, os comissários impõem a perda de três posições no grid e dois pontos de penalidade. Lewis Hamilton, que pode ser campeão na corrida de hoje, larga em terceiro, atrás das Ferrari de Leclerk e Vettel.


Numa ação conjunta da Sociedade de Amigos da Marinha – SOAMAR, e a Capitania dos Portos do Maranhão, foi realizada mais uma das muitas propostas sociais que as duas instituições estão elaborando em comum desde a posse do novo diretor presidente da Soamar Jobert Salgado Filho. A campanha atual, promovida em homenagem ao Dia das Crianças, movimentou toda a comunidade marítima, em especial algumas empresas, como a Smart Pilots, por exemplo, que doaram brinquedos para a alegria de centenas de crianças. A instituição escolhida para receber os brinquedos foi a Casa Sonho de Criança, da Irmã Mônica, localizada na Madre Deus, que atende dezenas de crianças e adolescentes portadoras do vírus da AIDS. Na foto, momento que representantes da Soamar, assim com da Capitania dos Portos, que foi representada pelo Ajudante, Trindade e também das empresas participantes, fizeram a entrega dos brinquedos a Irmã Mônica que fez questão de agradecer em nome a Casa Sonha de Criança.




O presidente da Alcoa, Otávio Carvalheira, e a Gerente da Alumar Dulcimar Soares, visitaram, no dia 17/10, a exposição fotográfica Retratos da Terra. Retratos da Terra é um projeto social, patrocinado pela Alcoa, é resultado do trabalho conjunto da fotógrafa paulista, Karina Bacci, e do fotógrafo, Meirelles Jr, que trabalharam com alunos do ensino médio da Escola Familiar Rural, localizada no área rural de Quebra-Pote. Os alunos passaram por uma formação técnica de fotografia e foram orientados a produzir imagens que revelassem o cotidiano em suas comunidades, além dos aspectos que caracterizam a cultura de São Luís. A exposição é gratuita e permanece até o dia 2 de novembro no São Luís Shopping e depois segue para a Casa do Maranhão no dia 4 de novembro. Na foto, a supervisora de comunicação e relações institucionais, Joana Burgos, os fotógrafos Karina Bacci e Meireles Jr e a representante da Elo3, idealizadora do projeto Soraia Galgane, com os executivos da Alcoa e Alumar.